Neste Natal que se aproxima, como seria bonito que cada um apresentasse uma das árvores que ao longo da vida plantou, associando-a aos Votos de Boas Festas.
Para nós, para muitos de nós, são a maior riqueza que pudemos dar à sociedade onde um dia, por força do nascimento, fomos integrados sem nos inquirirem da vontade.
É pois nas árvores que muitas vezes nos revemos, porque elas nos dão sempre algo gratificante, que nos alegram e ocupam nos momentos bons e maus da vida.
De tantas árvores que plantámos - algumas todos os dias revemos - este azevinho merece um especial carinho todo o ano com destaque especial na Quadra Natalícia.
Gostamos das suas folhas que picam...mas não magoam. Meditamos ao apreciar as suas bagas tão vermelhas e apetitosas que nos desafiam a comê-las se não soubermos o sofrimento que podem causar por serem altamente tóxicas.
Plantámos por esta altura há 20 anos. Hoje tem quase 5 metros de altura
Com previsão de vida em cerca de 100 anos, ele será a recordação viva de outras quatro gerações de pessoas que o apreciarão sem se lembrarem de quem o plantou.
É a vida.
Um azevinho que nos enche e aquece o coração nestes dias de Festas.
Desejando a todos que tenham Boas Festas.
Breve nota: O azevinho espontâneo, existente nas florestas, é uma espécie protegida pela Lei 423/89, pelo que o seu corte e venda são punidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário