domingo, 31 de julho de 2016

HOJE É DOMINGO...VAMOS A GORDES, COMUNA DA PROVENCE

Meus Amigos, venham daí...vamos a Gordes...


Gordes, é uma comuna francesa nos Alpes do Sul, no território da Provence, com a área de 48 quilómetros quadrados. Um pouco mais pequena que a Vila de Sintra.



Para um sintrense, habituado à confusão catastrófica do trânsito em pleno Centro Histórico, a primeira grande sensação de alegria é a proibição dos autocarros de turismo estacionarem e apearem passageiros no centro da Vila. 

Somente em parques os autocarros podem estacionar e é aí que os passageiros descem, seguindo uma caminhada a pé em cerca de 300 metros até ao Centro Histórico.

Gordes é uma das mais belas Vilas de França

Dá gosto passear pelas suas estreitas ruas, fazendo-nos imaginar antigos habitantes, romanos, correndo entre as suas pedras brancas.

Possui uma belíssima igreja, infelizmente em mau estado de conservação. 



Miniaturas dos abrigos, sobre os pilares das entradas de residências

Pelo caminho, em bom estado de conservação, podem encontrar-se abrigos que eram utilizados por pastores durante o pastoreio. 

Perto, temos a Abadia de Sénanque

É de uma beleza impressionante vermos a Abadia de Sénanque rodeada de alfazemas. São quilómetros de cor, cheiro intenso a lavanda, abelhas esvoaçando para recolher o precioso nectar de onde será extraído o mel de sabor único. 




Depois...é regressar...

Com votos de que todos passem um bom Domingo. 



Sem comentários: