sexta-feira, 22 de julho de 2016

PRESIDENTE DA REPÚBLICA: - "NÃO DISPÕE DE MEIOS"...


O documento acima reproduzido, talvez mereça constar dos manuais que ajudam a apreciar o vazio institucional e as práticas utilizadas para a bonomia militante.

Depois de lermos e vermos as preocupações de Sua Excelência e palavras de incentivo ao desenvolvimento cultural, decidimos colocar a questão dos preços praticados pela Parques de Sintra e restrições às entradas gratuitas nomeadamente de jovens.

Porque envolve uma empresa de capitais exclusivamente públicos, tutelada pelo Ministério do Ambiente, que divide os portugueses. Concede gratuitidades só aos que residem em Sintra e restringe - pelo custo - o acesso de jovens com menos de 18 anos.

E dissemos: - Por esse Europa fora, para promover o desenvolvimento dos jovens, Palácios e Museus abrem-lhes as portas gratuitamente, porque a história de um povo está na sua cultura de raiz e na ocupação dos seus tempos de aprendizagem. 

A resposta, no mínimo, é desoladora. Mas isso será, certamente, defeito nosso:

"Compreendendo os sérios motivos das sua preocupações, lamento informar V.Exa. que a Presidência da República não dispõe de meios que lhe permitam dar seguimento favorável à sua solicitação". Assim mesmo, como se matéria sem interesse.

Então Sua Excelência, ocupante do mais alto cargo do País, compreende "os sérios motivos" expostos e limita-se a dizer que "não dispõe de meios" para dar seguimento?

Sabendo, pelo nosso texto, que os Ministérios da Cultura e Ambiente se desligam das suas vertentes, não deveria perguntar e fazer chegar ao Senhor Primeiro Ministro as preocupações com o perigo de guetos culturais afectarem os portugueses?

Ainda bem que, entre falta de meios para incentivar a Cultura, Sua Excelência tem possibilidade de apreciar outras vertentes culturais que não obrigam a "meios"...

Esperemos que Sua Excelência, por não dispor de meios, não se venha a converter naquilo a que dantes. na sociedade portugueses, se aludia a "corta-fitas".  

O nosso imaginário...

Estamos a imaginar, da sua Casa Civil, eventuais telefonemas exploratórios. "Que se passa?" e um qualquer amigo - dentro e parte do desaforo -  a responder: "Nada"...mais qualquer coisa que aqui talvez não se pudesse reproduzir...se conhecida.

Veio a resposta da circunstância...como se tivéssemos pedido um empréstimo.

Fica para a história...dos que fecham o acesso à História. 

Depois queixamo-nos. 

Pequenos retalhos...Presidenciais

Felizmente, o mesmo Presidente "sem meios" assegurou que a selecção de hóquei em patins vai ter as mesmas condecorações que as suas similares de futebol e atletismo;

Marcelo Rebelo de Sousa disse que Portugal é o melhor "no futebol, na ciência, nas artes, na cultura, nas empresas, no trabalho".

Inaugurando o NewsMuseum (visitante "número um" sem pagar entrada) isso sim, foi "um triunfo do 25 de Abril e um triunfo do que é Portugal hoje".

Marcelo esteve em Serralves e ficou impressionado num dia "dedicado à cultura e em que distribuiu centenas de autógrafos".  

Infelizmente, para defender o acesso dos jovens à Cultura e exigir igualdade entre portugueses é que não "dispõe de meios".

Não votámos nele...mas também não é Um Presidente de Todos os Portugueses. 


Sem comentários: