domingo, 20 de março de 2016

SINTRA: PORQUE HOJE É DOMINGO...RECORDEMOS

HAMMERFEST - TURISMO NUMA "KOMUNNA" MARAVILHOSA

No condado de Finnmark encontra-se o município de Hammerfest, o mais Setentrional da Europa, onde a natureza nos deixa sem palavras ao apreciarmos o Cabo Norte.

A visão turística do Cabo Norte já aqui referimos, sugerindo até uma geminação (por favor clique), por ter em comum com o Cabo da Roca estarem em extremos da Europa.

Também, ligando a uma sugestão de geminação, aqui escrevemos em 2011.

Hammerfest é uma bela cidade, de gente próxima e afável, uma porta para o Mar de Barents. Dali partem ferries para localidades só acessíveis pelo mar.




A cidade, pela sua posição estratégica, viria a ser ocupada pelos nazis alemães, acabando por ser praticamente destruída pelas forças soviéticas.

Galhardete de Sintra na Sala das Visitas

Em 2001, um galhardete de Sintra, por nós levado nessa altura, passou a estar na Sala de Visitas da Komunna de Hammerfest, como pode ser visto. 




Nessa altura - já lá vão 15 anos - tornei-me, com muita alegria, membro da Royal and Ancient Polar Bear Society, uma organização para a defesa da vida no Árctico.


Fica a sugestão de uma bela viagem, num país limpo e calmo, onde os Autarcas são quase sempre cidadãos locais prestigiados, que habitualmente só fazem um mandato.

Em muitas sociedades do Norte da Europa, os Autarcas assumem os lugares por obrigação perante os seus concidadãos e...apenas por um mandato. 

Que exemplos...



Uma nota: Por essa altura, convivemos com uma profissional de grande valor - e elegante Senhora Sueca - Ulla, de seu nome. Anos depois, encontrá-mo-la em Sintra acompanhando um grupo de seus compatriotas, o que faz regularmente. Um abraço de grande estima para a Ulla. 

Sem comentários: