sexta-feira, 25 de março de 2011

SEIS MESES SINGULARES

Depois do artigo anterior, sugiro ao leitor uma incursão no site da CMS, o qual, para felicidade de alguns, não está sujeito à deontologia jornalística.

Importará definir se, tratando-se de um espaço suportado por todos nós, é legítimo e aceitável que seja ajustado à promoção de feitos, nem sempre feitos.

Um espaço destinado a informações de cariz legal e úteis à vida colectiva, garantindo apoio logístico a diversas actividades (por exemplo para reservar hotéis) obriga-se a cuidados redobrados para preservar a imagem e confiança institucionais.

Quando os conteúdos informativos superam, talvez pela ansiedade, as devidas regras, corre-se o risco de entrar no campo dos media ou da propaganda disfarçada.

O autêntico “aluvião indómito” de títulos e conteúdos usados nos seis meses anteriores às últimas eleições autárquicas (10.4.2009 a 10.10.2009), quase nos levariam ao Éden se correspondessem a benefícios colectivos.

De que forma muitas dessas notícias melhoraram a vida dos munícipes, é a questão que se coloca. Iremos, por falta de espaço, recordar apenas algumas delas.

Terá servido Sintra e os seus residentes, a notícia (13.4.2009) – sobre o Rally “As camélias de Sintra”, com Fernando Seara de braços cruzados, encostado a um carro – informando que dizia ir competir para ganhar “até porque a cor do carro é encarnada”?

A difusão de que “O Presidente da Câmara Municipal de Sintra (…)” iria realizar uma “visita oficial (…) à comunidade portuguesa residente em Newark (…)”, era para abraçar sintrenses lá residentes? Lendo-se o nº 18 da revista ComunidadesUSA de Agosto de 2009 (com Luciana Abreu na capa) podem retirar-se as algumas ilações.

Várias Maratonas, uma até de Bandas Filarmónicas; duas visitas do Presidente da República (2); o “Dia dos Avós” juntou 1000 no Olga Cadaval mas não se repetiu em 2010; um Dia da Brigada de Reacção Rápida; Planos;

O Congresso das Cidades Património, do qual apenas outra cidade tinha manifestado interesse pelo tema e pelo custo, já enchia de entusiasmo os promotores.

E o SATU, meus amigos? Que se poderá dizer de uma promessa a 10 anos?

A I Gala de Desporto (14.9.) (não houve segunda) que medalhou atletas com marcas desportivas relevantes na época 2008/2009, juntou ao grupo um futebolista pouco utilizado e que, só por acaso, já era candidato a uma Junta de Freguesia a convite (em que qualidade?) do candidato ou autarca Fernando Seara.

Lançou-se a 1ª pedra de um campus, mas ainda recentemente a obra não se iniciara.  

Do eléctrico foram duas vezes as citações e de Mundialitos ficámos bem servidos;

Não noticiou a morte de um jovem no dia 17 de Agosto numa lagoa em Pedra Furada.  

Para alegria geral, a 9.10 (sexta-feira anterior às eleições), o sítio camarário deixava uma mensagem aos (e)leitores: “Sintra disponibiliza 665 mil euros em apoio social”.

É disto que Sintra precisa para se desenvolver?

Depois queixam-se (para darem uma imagem de interesse pela participação) do desinteresse dos munícipes. 

Sem comentários: