domingo, 23 de julho de 2017

POLÓNIA, NOSSO CONVITE PARA ESTE DOMINGO

Para os estimados visitantes deste blogue que nos acompanham nas viagens gostaríamos de notar que, depois da visita a Varsóvia (p.favor clique para rever), era indispensável fazermos uma viagem, mesmo rápida, pela Polónia.

A Polónia, cerca de três vezes e meia maior que Portugal, tem muito património da Unesco. É um Povo que ainda hoje luta, uma herança contra invasores, entre eles a Ordem dos Cavaleiros Teutónicos, que chegou a fundar um Estado no Norte do País. 

O nosso trajecto não prevê Gdansk (cidade portuária no Báltico) nem o Castelo de Malbork, mas deixamos aqui algumas imagens como desafio para outra viagem. 

Gdansk - Praça onde há muito comércio
Gdansk - zona ribeirinha
Castelo de Malbork - exterior
Castelo de Malbork - interior 

Renovaremos com uma breve passagem por Varsóvia,  seguindo mais para Sul.

Passeamos no centro de Varsóvia e, na visita ao Palácio Real, iremos rever a escultura de Copérnico, um cidadão polaco, matemático e astrónomo, que criou a teoria do heliocentrismo, provando que a Terra é que anda à volta do Sol.

Copérnico  
Rua no Centro de Varsóvia a caminho do Palácio Real 
Varsóvia, Palácio Real no Parque Lazienki

Varsóvia, o render da guarda junto ao monumento ao soldado desconhecido

Muito perto de Varsóvia, temos o imponente Palácio Wilanów, uma construção típica da Polónia misturada com a tendência da época na Europa. 

Palácio de Wilanów, a grandiosidade de uma época

É altura de caminharmos para o Sul, a caminho de Cracóvia nas margens do Rio Vístula, cujo Centro Histórico é Património Mundial da Unesco desde 1978. 

Antes passaremos pelo Santuário de Czestochowa, local de peregrinações e de fé.

Czestochowa - Imagem do Santuário dedicado à Virgem Negra

Czestochowa - A imagem da Virgem Negra 

Cruzando Katovice chegamos a Auschwitz-Birkenau e - junto dos fornos crematórios - recordaremos as vítimas das perseguições nazis com um minuto de silêncio.

Campo de Concentração de Auschwitz1-Birkenau
Campo de Concentração de Auschwitz2 - Pavilhões 
Campo de Concentração de Auschwitz2 - Camaratas

A nossa viagem está longa e não iremos às Minas de Sal e outras maravilhas que encantam os visitantes. Vamos descer o Rio Dunajec no Parque Nacional Pieniny, uma fantástica viagem em grande velocidade, a caminho de Cracóvia.

Descendo o Rio Dunajec

Chegados a Cracóvia vamos visitar a sua famosa Catedral de Wawell com as sua capelas Vasa e Sigismundo:

Cracóvia, Catedral de Wawell

Cracóvia, Rua de S. Floriano

Cracóvia, a barbacã

Teríamos ainda muito mais para visitar...ficará para uma próxima viagem. Por estarmos perto, não se pode perder a cidade de Zakopane, quase encaixada na Eslováquia.


Em Zakopane diremos adeus à Polónia. Do outro lado chegaríamos rapidamente à tão bela cidade de Lviv na Ucrânia...mas poderá ficar para outra viagem.  

Por hoje, resta-nos uma fraterna despedida e agradecer a Vossa Companhia. 

Com votos de um Bom Domingo.


Sem comentários: