quarta-feira, 9 de março de 2011

SER OU ESTAR DE PRESIDENTE? UMA QUESTÃO…
Mais de uma vez, os sintrenses têm lido afirmações do presidente da Câmara que introduzem um tema pretensamente fracturante para a boa vida dos habitantes: ser ou estar de presidente.

Trata-se de um discurso variado e susceptível de ser entendido – no campo da psicopatologia – como denotando algum sofrimento, pelo que os plebeus sintrenses, tal como patrícios e aristocratas, com tal tema, devem sentir os cabelos em pé.

Lendo tais coisas, confesso a fraqueza, salta-me à memória uma pequena história ocorrida com o Palha, meu estimado companheiro de carteira no Manuel Bernardes.

Um dia, ia o Palha numa curva da estrada militar que ligava o Desvio à Pontinha, quando no meio da via estava um toiro que havia saltado do veículo transportador. O Palha, que sofria de estrabismo, logo viu dois animais, o que era e o que não era. Olhando à volta, o Palha também viu duas árvores, plantadas pela duplicação visual. Vai daí, a tragédia quase aconteceu quando o jovem fugiu para a árvore que não era e foi atacado pelo toiro que o era.

Valeu ao Palha um poço à beira da estrada e, rodando no espaço que era usado para movimentar a nora, conseguiu evitar a investida do animal.

Como é evidente, esta pequena história sem alcatruzes, pretende mostrar a importância ou o interesse que, para aqueles que desesperam pelas mais variadas carências, merecem as frases emblemáticas que tantas vezes nos fazem andar à roda.

Ser ou estar é imensuravelmente vazio quando preferimos fazer.

Fernando Castelo

Sem comentários: