terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

SINTRA: SERÁ QUE HÁ SINALIZAÇÃO PIRATA?

Sinalização pirata? Quem a controla?

Em tempos falou-se neste blogue sobre a sinalização instalada num pequeno caminho privado entre o Adro de Santa Eufémia e o Largo da antiga Pousada.

Tal sinalização, embora desse imagem, não beneficiava - no seu verso - daqueles números que a autenticam como oficialmente aprovada pela Câmara Municipal. 

Hoje, fomos confrontados com outra sinalização do mesmo tipo, o que nos levanta a suspeita de ter sido à revelia da Câmara que surgiu um sinal de trânsito. 

Não vamos já mostrar o dito sinal, que nada tem no seu verso...

Ruas Eduardo Vanzeller e das Murtas, sentido único, descendente

No mapa camarário, estas Ruas mantêm o sentido descendente, aliás o que razoavelmente será recomendado. Antes, há uma placa, com seta: 


Mais abaixo, uma outra avisa o perigo de derrapagem...


Depois...outra, que dá indicação de sentido...


Segue-se outra, junto à Quinta das Murtas, que confirma a direcção da circulação...


Do outro lado desta via, uma placa oficial é categórica: SENTIDO PROIBIDO

foto retirada do Google Maps mas que ainda hoje tinha o sinal

Entretanto, esta manhã, uma coisa estranha: uma viatura junto ao portão superior da Quinta das Murtas, fazia manobras e foi subindo a via que devia descer...

Antes tinha sido um motociclista a fazer o mesmo trajecto...

Fui ver...

Não é que, mais cima, bem antes do entroncamento com o Largo Sousa Brandão, está lá colocado um sinal de "seguir em frente ou para a direita"? Vejamos melhor:


Obviamente que este sinal se destina a quem sobe a Rua 

Este sinal não exibe, no seu verso, a identificação camarária de registo. 

Fica-nos várias dúvidas: Quem colocou o sinal? A quem pode servir? E quem responde pelas consequências de um acidente causado por quem sobe?

Deixamos essa matéria para a Câmara Municipal e União de Freguesias apurarem, certamente com urgência, antes de algum acidente grave. 

Estamos em crer que não foram serviços camarários a colocar o sinal...

Mas que está lá...isso está...e há carros a subir onde deveriam descer.

Em Sintra há cada uma...






6 comentários:

Joao Diniz disse...

Trata-se da Rua Joao Van Zeller. A foto nao evidencia mas o sinal de sentido obgtorio: em frente ou dta está mal colocado, nada visivel para quem sobe.Já multaram incautos. Qto aos sentidos creio que é permitir aos clientes da quinta terem saida rápida. Que tá mal sinalizado é um facto

Fernando Castelo disse...

Caro João Diniz,

Quem - contra o sentido obrigatório - sobe a Rua João Vanzeller, vê bem o sinal...está como a minha foto mostra.

Talvez devesse estar é no passeio ao fim do Largo Sousa Brandão, antes da Rua João Vanzeller.

Ali pode haver uma "esperteza saloia" para que quem ali vai não tenha depois de ir por ali abaixo até tomar o caminho de cima...mas isso foi uma decisão camarária e tem de ser respeitada.

Um abraço

Unknown disse...

Não vejo nada de anormal! Quem desce a rua João Van Zeller não encontra em lado algum o sinal H3, que é o único que indica que a via em que seguimos é de sentido único, logo deve ter o necessário cuidado com algum veiculo que venha em sentido contrário. Os sinais apresentados como indiciadores de um hipotético sentido único também existem em estradas com dois sentidos pelo que, a meu ver nada provam. O sinal C1 existente ao fundo da travessa Visconde de Ouguela proibe realmente o sentido ascendente evitando assim que quem desce esta via, (que tem dois sentidos), siga para a Rua Van Zeller. Mas quem sai do portão de cima da Quinta das Murtas não encontra qualquer sinal que o impeça de subir a Van Zeller, pelo que sou levado a pensar que o sentido proibido será só até ao referido portão, (o que até tem alguma lógica uma vez que se trata do troço mais estreito).
Quanto ao facto do sinal não ter o numero de cadastro é algo comum em Sintra, infelizmente!!
Cumprimentos

Joao Diniz disse...

Caro Fernando ainda hoje estive no local. O sinal só é visivel qd se chega ao cruzamento. A escada do prédio tem um desenho que nâo permite ver o sinal antes. Aquilo está mto manhoso

Fernando Castelo disse...

Caro João Diniz,

Realmente da sua mensagem é fácil ter-se uma convicção: "Aquilo está mto manhoso". Se Ler outro comentário aqui colocado ficará, ainda, mais convicto.

Um abraço

Fernando Castelo disse...

Caro Vitor Vilhena,

Percebo perfeitamente o que coloca...mas na verdade, a planta das alterações de trânsito publicada pela Câmara dão a Rua Eduardo Vanzeller como de único sentido (a azul)´e por aí abaixo pelas Murtas.

Se for ver o Google (alterado segundo a informação camarária) a Rua Eduardo Vanzeller tem sempre a seta descendente, muito antes da Quinta das Murtas.

Afigura-se, então, que há aqui uma manha qualquer, uma habilidade que se constata pelo que escreve, isto é, o Sinal de Sentido único não foi colocado à entrada...porquê?

Grato pela sua observação

Fernando Castelo