sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

SINTRA: GANDARINHA E AGORA, SR. PRESIDENTE, DEMITE-SE?

"O parque de estacionamento foi uma exigência da Câmara quando o processo foi aprovado. Não há estacionamento na Vila por isso, se querem fazer o hotel, têm de garantir que há estacionamento para os hóspedes e outras pessoas, sem possibilidade de recusar..." (Presidente - pág. 167 da Acta da Sessão de Câmara de 22.01.2019)



Que Presidente da Câmara?

Já se falava por aí mas poucos queriam acreditar ser possível Sua Excelência chegar ao ponto de comprometer as responsabilidades da Paisagem Cultural da Unesco.

Usou uma falsa alusão ("não há estacionamento na Vila") quando a Câmara, sob a sua gestão, transformou quase todos os espaços livres em estacionamento pago.

"Não há estacionamento na Vila"? Nem o Rio do Porto fugiu à repressão...

Compreende-se, melhor a política dos pilaretes, das repressões, em que a miserável política de moedas se sobrepôs a soluções concretas que acabassem com os carros.

Enquanto isso, Sua Excelência denota grande incapacidade em recuperar e defender o Centro Histórico, espelhada na Rua dos Arcos e na Estrutura montada no Central.  

A Gandarinha precisava de qualquer pretexto para ser justificada, na mesma linha da "urgência" para o Parque da Cavaleira, vazio desde Maio mas com elevada renda.

Que vergonha política e histórica está Sua Excelência causando aos que lutaram para que Sintra - quase milenar - fosse distinguida e preservada pela Unesco.

Como se sentirão Edite Estrela, José Cardim Ribeiro e Vitor Serrão, entre outros, ao saberem que foi a Câmara a exigir um silo automóvel na Zona protegida?

Como foi possível que um Partido democrático trouxesse para Sintra um político com tal perfil, em que esta "exigência" define claramente um qualificado desrespeito?

As contradições políticas de Sua Excelência extravasaram o impensável de ser feito por um autarca num território protegido pela Unesco e historicamente sensível.

A demissão de Sua Excelência será #o melhor caminho para bem de Sintra.

Qual o papel da Parques de Sintra?

A Gandarinha, antes deste atentado, apresentava duas áreas: Uma construída e outra de espaços verdes como mostramos na imagem que segue.


A amarelo a antiga construção e a vermelho a zona verde

Hoje, com inadmissíveis cumplicidades, a imagem oferecida sobre a zona assinalada a vermelho transformou-se nisto: 


Que papel tem desempenhado neste processo a Parques de Sintra Monte da Lua, pois representa uma série de partes interessadas na defesa do Património Cultural?

Sabe-se que a Presidente da Administração foi Chefe de Gabinete do presidente da Câmara e um Administrador foi Vereador na CM de Sintra eleito pelo CDS.

Neste quadro, com Sua Excelência fruto das contradições ideológicas do Partido Socialista e de incertos intuitos cruzados, Sintra pouco tem para se regozijar.

Este atentado da Gandarinha (não se sabe, claramente, se o silo será entregue à Câmara como contrapartida de algo ou para sua exploração) é um doloroso espelho. 

E ainda há quem, por falta de senso, se permita estar de plantão para enaltecer as virtudes autárquicas de quem está fazendo tanto mal a Sintra e às suas populações. 

Escrevia Robert Southey: "O lugar mais abençoado em todo o mundo habitável".

Sintra e seu Centro Histórico não têm espaço para políticos assim.


Sem comentários: