terça-feira, 13 de novembro de 2018

SINTRA: CREDIBILIDADE OU ILUSIONISMO COMPULSIVO? (2)

Princípio da credibilidade descontinuada...

Personalidades que façam da vida política investimento para o futuro precisam do servilismo das vénias, de dependentes que louvem as boas e más opções.

O cumprir de promessas fica, muitas vezes, em segundo plano pois entenderão que o ilusionismo já constitui obra...para os que escutam...e para os esquecidos. 

Há outro segmento: Dos ambiciosos que, vendo a aceitação de louvações, se mostram como compráveis na ansiedade de uma qualquer nomeaçãozinha... 

Para políticos com vocação para o ilusionismo a descontinuidade é a principal qualidade, vivem a promover e despromover, anunciar e reajustar.   

Quando tal sucede, o Poder Local é traído nos seus tão dignos objectivos, naquilo que levou à exaltação do valor político aprovado na Constituição da República.

Reedição de promessas não cumpridas

7.11.2016 Publicidade "Patrocinada" no Facebook

Novembro de 2016: Basílio Horta, como Presidente da Câmara de Sintra, falou numa rede que passaria pelo "alargamento do Hospital de Cascais com mais um piso". 

Para crédulos locais, tal Hospital passaria a chamar-se "Hospital Cascais-Sintra".

Nada...nada...nada se verificou...

À mistura um Hospital Polo, iludindo-se com 60 camas não para doentes lá atendidos e a internar...mas de convalescença para transferidos do Amadora-Sintra. 

Omite-se - enfatizando que vai haver... - que não haverão grandes cirurgias e que a Unidade não passa de uma extensão do Hospital Fernando da Fonseca.

Fala-se em 400.000 utentes (população total de Sintra) sabendo-se que uma parte relevante vive na área do Hospital Fernando da Fonseca e com ele se liga.

Anunciou-se o "Novo Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins", com a miragem de ter início em 2017 e custo de 2.083.490,57 €+IVA (veja-se a precisão...).

O "Novo Centro de Saúde de Algueirão Mem Martins"

Depois, descontinuada a promessa, há um salto significativo nos custos: 

Pelo prometido, já deveria ter sido inaugurado...!!!!

Sua Excelência disse mais: "Com as urgências do novo Polo Hospitalar de Sintra" "acaba a Urgência Básica de Algueirão Mem Martins"...e o "Novo Centro de Saúde"?

Actualmente, diz-se que o "Novo Centro de Mem Martins" será um "investimento de 4.000.000 de euros"...certamente valor a exibir até às próximas eleições. 

Tudo isto - e muito mais - assume foros de ilusionismo compulsivo, não abonando a credibilidade dos políticos envolvidos nestas histórias mal contadas.

Segundo conveniências cíclicas, as promessas descontinuadas...são recicladas, sendo o mesmo produto novamente anunciado para os devidos efeitos.

Trânsito: Do falhanço interno ao de Jorge Coelho

O louvado "êxito" das alterações no trânsito em 26 de Março (não se soube no Congresso se com "diagnóstico" externo) foi contra utentes de transportes públicos.

Sobre o mau serviço ferroviário, depois de Sua Excelência ter dito em Março de 2016, "o problema que tivemos com a CP foi resolvido (...) havia grandes expectativas.

Para Sua Excelência "resolvido" terá outra interpretação, pois as ligações directas de Sintra ao Rossio passaram a ser duas por hora quando dantes eram quatro.

Graças ao "problema" "resolvido" por Sua Excelência, muitos passageiros entre Cacém e Sintra são agora obrigados a transbordos para chegar a horas ao destino.

Quando, recentemente, Jorge Coelho denunciava o estado "trágico" da Linha de Sintra e "avisava" o presidente da CP para se preparar...tinhamos politico!

Todavia, a intervenção do presidente da CP foi um flop sem que Sua Excelência ou Jorge Coelho tenham exigido as explicações e soluções de que antes falavam.

Jorge Coelho e Basílio Horta, com trabalho de casa, saberiam que dos 416 comboios/dia metidos na Linha Sintra/Azambuja só 296 circulam De e Para Sintra.

Saberiam Suas Excelências que Entre e De Sintra para o Rossio há 78 circulações diárias; De e Para Oriente são 118; Meleças 72 e De e Para Alverca 28.

Corrigiriam o presidente da CP quando referiu - a fugir - comboios de 10 em 10 minutos na Linha de Sintra, ocultando que para o Rossio são de 30 e até 40 minutos.

Que a "montanha pariu um rato" poderia ter sido a Conclusão na Conferência. 

Como chega a (des)credibilidade

Foi penoso - para nós - ouvirmos Sua Excelência, num Congresso, citar o Parque da Cavaleira, um recurso em agregado britado de granulometria (vulgo gravilha).  


À atenta assistência não falou da urgente aprovação pela proximidade do Verão...que não teve uso...e que o dinheiro dos munícipes paga 10.000 euros mensais. 

Será que Sua Excelência se sente realizado com toda estas confusões que se têm criado nos munícipes de Sintra, nas imprecisões que tantas vezes ocorrem?

Já basta de Poder Local assim desempenhado.

Sintra não merece isto. 


Sem comentários: