segunda-feira, 23 de julho de 2018

SINTRA: INQUÉRITO AO OCORRIDO NA PENA NO DIA 16?

Numa página do Facebook onde também surgem publicações da Câmara Municipal de Sintra, tivemos acesso a um preocupante relato, do qual, até ao momento, não vislumbrámos um esclarecimento Oficial por parte da Câmara ou no seu Site.

Decorridos 7 dias, deparamo-nos com silêncio e ausência de qualquer notícia sobre o relatado (até a falha por parte de fontes privilegiadas...), tudo parecendo ser no sentido de deixar que a verdade...pareça fantasia a cortar com lápis azul.

Suas Excelências o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara não deveriam ter lamentado o ocorrido com o devido destaque? Ambos partilham responsabilidades nas alterações do trânsito que levou a mais congestionamentos na Pena...


Imagem junto ao Portão da Pena, antes das alterações de trânsito

Tal manifestação de pesar pelo ocorrido poderia até servir para uma promessa, por exemplo de heliporto naquela zona, como forma de assistência mais rápida.

O dramático episódio ocorrido na Pena no dia 16 de Julho de 2018, envolvendo uma Senhora turista de 70 anos que precisou de assistência médica urgente, não pode passar sem um rigoroso inquérito para apuramento das dificuldades logísticas.

Pelo que se lê, foram vários os escolhos para o socorro: - Ambulância a ter de subir em contra mão; Viatura VMER depois de voltas e voltas, obrigada a entrar pelo Portão dos Lagos; Viatura da GNR sem poder corresponder à marcha de urgência.  

Fica pois a expectativa de que o Governo, pelos Ministérios envolvidos (da Saúde e Administração Interna) proceda ao indispensável Inquérito para apuramento das responsabilidades emergentes que concorreram para o caos do trânsito local.

🔃 

Não colhem os argumentos de pessoas bem intencionadas que, neste caso com final dramático ao que se julga saber, aludem a que "já o ano passado também...", porque a perda de uma vida não justifica que outras possam ocorrer.

O relevante é prevenir que as tragédias aconteçam e, neste blogue, onde não somos serventuários de ninguém, temos alertado para os perigos que para pessoas e bens podem correr no caso de uma evacuação súbita por alarme na Serra.

A mira do dinheiro por um lado e por outro a cada vez mais saliente incapacidade na resolução dos problemas do território, concorrem para a acumulação de riscos que, em casos de gravidade, talvez sejam valorizados com um esfregar de mãos.

🔃

Alterações impostas no trânsito da Vila de Sintra a partir de 26 de Março geraram  amplas confusões, transtornos a utentes de transportes públicos e empurraram para os caminhos da Pena mais trânsito além do que só pretende aceder ao Palácio.

A Calçada e a Estrada da Pena, caminhos com limitada capacidade de circulação, que deveriam ser preservadas para bem do ambiente e do respeito por uma Área Protegida, passaram a ser cada vez mais devassadas por opção Camarária.

Os responsáveis Autárquicos que não alijem as responsabilidades em caso de qualquer fatalidade que possa acontecer na Serra e pessoas e bens fiquem sem escapatórias seguras para se protegerem. Estão sobejamente alertados...

🔃

O silêncio dos responsáveis autárquicos, nomeadamente faltando ao esclarecimento devido por uma situação anómala, tem dificuldades em ser entendido.

Da mesma forma que os meios de informação, sempre prontos à propagação de feitos, não tenham considerado interessante - ou oportuno... - noticiar o sucedido. 

Decorridos tantos dias silenciosos quais as razões para tal? 

É urgente saber-se o que se passou para que nunca mais aconteça. 


1 comentário:

Unknown disse...

Olá boa noite, As pessoas que estão na câmara municipal, ganharam as eleições, e com maioria, pois agora esperem por outras, e façam o mesmo.