sexta-feira, 29 de setembro de 2017

SINTRA: NA UNIÃO DE FREGUESIAS NÃO "#É ESTE O CAMINHO"

Por começo básico: Ausência de Programa Eleitoral Credível

A UF de Sintra não é uma Junta qualquer. Nela se encontram os Paços do Concelho. Também há Palácios, Castelo e Centro Histórico, tudo Património da Unesco.

Em 62 km2, temos a Vila Histórica e zonas rurais e urbanas: Abrunheira, Barrunchal, Linhó,  Lourel, Manique de Cima, Ranholas, S. Pedro, Várzea e Vale Flores.

Em cada zona há problemas próprios que exigem adequadas resoluções.

Espanta que um partido com ambições de gerir a União, use o lema "#é este o caminho", e no caminho não apresente um Projecto Eleitoral para Intervenção Local.

Um território tão vasto, carente das mais variadas acções logísticas territoriais, não se compadece com um folheto de "compromissos" desadequado aos objectivos. 

O panfleto dos "Principais Compromissos"...vazio de acções concretas 

Como credibilizar uma Lista que não prevê uma só obra, que se alheia de Centros de Apoio à Infância e Culturais para jovens, se esquece de Associações de Idosos.

Que candidatos nos agitam que #é este o caminho" e não apresentem programa concreto que preveja as Estruturas de bem estar colectivo tão necessárias?

Que garantias podem dar candidatos que não projectam intervir no Parque Escolar da Freguesia e nem se referem à segurança das crianças e dos residentes.

Ou sem medidas para a protecção do Ambiente, anti-poluição dos escapes e medições sonoras para eliminação ou proibição das ruidosas agressões existentes.

Se as pessoas querem mais fácil acesso ao direito de assistência médica, o que quer dizer garantir "uma transferência tranquila do Centro de Saúde"? Isso é do Ministério. 

Sabemos que Fernando Pereira é um político com experiência autárquica, mas como foi possível formar uma Lista sem que tenha divulgado um elucidativo Programa?

Seria positivo repescar o Programa Eleitoral (PS 2009) para a freguesia de S. Pedro, com uma equipa liderada por destacada militante agora candidata noutra freguesia.  

É #um mau caminho" para tão vasto território que anseia por melhor futuro.

A União de Freguesias de Sintra merece mais.

Por fim, a Abrunheira...

Garantidamente, nas alturas do Poder e mais abaixo na Lista que citamos, ignorarão que a Abrunheira é um populoso núcleo da União de Freguesias de Sintra.

Não se pode omitir que na Zona da Abrunheira há o maior núcleo empresarial do concelho de Sintra, com industrias, comércio e actividades económicas diversas.

Nem se pode ocultar os problemas da escola, a elevada carga de trânsito, a falta de cuidados de assistência na doença e a insegurança de pessoas e bens.

Havendo pessoas Abrunhenses em Listas Autárquicas, a sua principal obrigação seria lembrar as carências a quem as não sabe, porque são sentidas pela população.

O documento "Principais Compromissos 2017-2021" escamoteia as realidades da Abrunheira e, ao que se sabe, o panorama não muito diferente noutros núcleos.

Em termos práticos é um documento sem objectivos fixados, o que politicamente é de todo inaceitável numa freguesia com a extensão e complexidade conhecidas.

É uma pena este vazio que não eleva a confiança na Lista.


Sem comentários: