sexta-feira, 22 de setembro de 2017

SINTRA: BASÍLIO HORTA, E O DECLÍNIO DO CENTRO HISTÓRICO

Centro Histórico hoje e Visão de há 17 anos

A actual imagem do Centro Histórico de Sintra obriga-nos a andar 17 anos para trás, quando na gestão de Edite Estrela se celebrou o Dia Europeu Sem Carros.


22 de Setembro de 2000 - Ainda sem o "candeeiro-espião" na esquina.  (Foto de António Bento)    

Foi a 22 de Setembro de 2000 e quantos procuraram Sintra sentiram, no ar e nos corações, a beleza de uma terra abençoada que assim deveria continuar.

Nesse dia, apenas podiam circular viaturas das autoridades ou eléctricas, ao serviço de deficientes motores e transportes colectivos de passageiros.

A Câmara disponibilizou meios de transporte, charretes e autocarros municipais, recordando-se que Edite Estrela e alguns Vereadores pedalaram em bicicletas.

(foto retirada da edição de Jornal de Sintra, de 29.9.2000)

Houve medições de ruído ambiental que, feitas hoje, comprovariam a incapacidade da actual gestão camarária para resolver este problema e o da poluição.

O êxito prestigiou Sintra, com eventos culturais e desportivos, medição de ruído, justificando a visita do Ministro do Ambiente da altura: José Sócrates.

"Dia Sem Carros" em 22 de Setembro de 2000. À direita, ao fundo, o saudoso Acácio Barreiros. Foto gentilmente cedida por António Bento.

Um Vereador (a quente...) diria que Um Dia Sem Carros se realizaria todos os meses. Edite Estrela, deixava a ideia de que se repetiria, em princípio, todas as semanas.

Por um qualquer fatalismo, ainda se repetiriam (a medo) umas tantas vezes, até que o Centro Histórico, cuja defesa ambiental se pretendia, passou a estar como hoje.

A Sintra citada por Eça de Queiroz e Lord Byron, e tantos outros que a louvaram pelo seu encanto e lugar único, está hoje irreconhecível face às agressões permitidas.

Que pensará hoje Edite Estrela?

Não será hoje que se irá reanalisar o passado, porque no Dia Sem Carros que referimos também pode ter havido situações supérfluas ou dispensáveis.

Previa-se restrições à circulação automóvel, melhores e mais transportes públicos.

Ficou bem expresso o empenho da Dra. Edite Estrela e Seus Vereadores da época, entre eles Rui Pereira, para melhorar a qualidade ambiental no Centro Histórico.

Temos o dever de salientar o esforço para se fundamentar a nomeação de Património da Unesco e imaginar a desolação que sentirão hoje os mais directos intervenientes.

Ao vermos imagens de agora, pode concluir-se que a Ilustre Autarca, da visão alargada que tinha sobre Sintra, apesar do esforço, não conseguiu fazer escola:


O que hoje se passa e vê no Centro Histórico, a anarquia do trânsito e agressões várias são o espelho das personalidade que o deveriam proteger e respeitar.

Um destino turístico propagandeado nos Estados Unidos nem tem uma Vereação específica para a complexa gestão de um território Património da Unesco. 

Em destinos locais prestigiados, SÓ Guias Turísticos Credenciados são autorizados. Em Sintra qualquer curioso perora sobre D. Fernando II ou D. Manuel I...

A insistência contínua no alheamento, denota uma lamentável falta de Cultura Histórica que só não envergonhará os Sintrenses mais distraídos ou dependentes...

Quando, em campanha eleitoral, se diz que #é este o caminho" e vemos o actual panorama de Sintra, cheira a falácia de duvidosa bondade e convicção.

Bem podem os apóstolos de serviço fazer a promoção dos feitos...

Sintra tem Sintrenses de valor...precisa que se levantem na sua defesa.

Sintra não merece isto.


Sem comentários: