terça-feira, 26 de setembro de 2017

SINTRA, MUITOS "FLASHES"...NADA DE DEBATES TELEVISIVOS

Que se passará no restrito mundo da transparência, da exibição de prémios por dá cá aquela palha, das projecções de vocação católica que personalizam as escolhas em vez das ideologias dos partidos, para de Sintra não haver debates eleitorais?

Então Sintra, segundo concelho do País, flashado do "mais transparente", que (diz o site camarário) "DEVOLVE 8,1 MILHÕES EM IMI",sem que as pessoas recebam, não merecia um debate público nem que fosse para formar futuros autarcas?

Obviamente que nos debates deveria estar presente Basílio Horta, comummente Candidato e Presidente, que explicaria o sucesso, como se amealha e não se gasta, como as grandes questões são virtuais mas uns flashes pretendem tornar realidade.

Não acreditamos o que se fala por aí de Basílio Horta ter recusado pelo menos a TVI. Não pode ser. Quem brilhou num programa do Benfica TV não se ofuscaria.

Todavia, na indisponibilidade para estar presente, estariam as outras forças concorrentes, porque "por morrer uma andorinha, não acaba a Primavera".

Sintra merecia esse respeito.

Gerir em flashes: estranha vocação

recurso a notícias em flash (as pessoas lêem títulos e não conteúdos), é a forma de exaltar "en passant" sem que se questionem os brilharetes propagandeados.

Logo em cima da tomada de posse de Basílio Horta, houve condições para um flash de exaltação de decisões, vindo a merecer a honra de um título no Correio da Manhã:


"SINTRA CORTA 1,5 MILHÕES EM AVENÇAS"

Pena foi que nenhum apóstolo (dos que exibem a página sem falar no conteúdo) referisse que o Despacho nº.65 P/2013, de 28.11.2013 - se atrasado dois dias - não se aplicaria a 22 das 27 Avenças que tinham o seu termo fixado no dia 30.11.2013:

Reprodução parcial da Lista de "Avenças"

Apesar do Termo em 30.11.2013, o valor foi projectado para os 12 meses seguintes e invocado como "Redução da Despesa"...em mais de 500.000€! Foi obra...

Comprovante da projecção feita para 12 meses seguintes...

Mas nem só de Avenças se tratava, também de Aquisições de Serviços:

Vejamos então alguns "Cortes" na "Aquisição de Bens e Serviços" pela CMSintra:

As Verbas incluídas, previstas para 2013 ascendiam a 204.449,21€ e, se não realizadas, seriam anuladas pois o Exercício terminaria a 31 de Dezembro.

A não se concretizarem os serviços orçamentados (embora não se vislumbrem eventuais desperdícios, tendo em conta os fins) teriam a devida correcção:


Pode ver-se que estas Aquisições estavam orçamentadas para 2013 

Bem, até aqui já temos mais de 700.000 Euros que, em boa verdade, poderiam não ser despesas comprometidas (termo tão do agrado de BH). 

Aqui chegados, apenas perguntaremos se tão forte determinação de "Cortes" teve seguimento e deixaram de ser celebrados contratos a título "Unipessoal"?

A "Ementa" de obras e flashes

A ânsia por flashes, por vezes, ultrapassa o limite dos políticos no cuidado a ter com certas notícias, embora contem sempre com o esquecimento dos votantes.

Em 7.11.2016 no Facebook era dito o Alargamento do  Hospital de Cascais (mais um piso) que se passa a designar Hospital Cascais/Sintra. Nada mudou... 


Outro flash prende-se com o anúncio de um Inquérito após a contestação à aplicação da Majoração do IMI em 30%. Houve Inquérito? Até hoje nada se sabe. 

Nesta situação, haveria lugar à cobrança de valores correctos e a não se verificar há prejuízos financeiros para a Câmara o que é grave. Há responsabilidades.

Finalmente, falemos dos flashes sobre um Hospital que não tem as valências de um hospital: - Nem Internamentos, nem Grandes Cirurgias, nem outras valências.

Agora anunciado para 2021, trata-se mais de um flash bandeirante do que um objectivo para servir devidamente os sintrenses, mesmo que não sejam 400.000.

Falámos resumidamente, para ver se conseguimos perceber das razões pelas quais um debate eleitoral sobre Sintra poderia ser de muita clarificação.

Sintra merecia um debate eleitoral nos média

Com as "obras" feitas, com tantos flashes ao longo do mandato, um debate televisivo seria a cerejinha em cima da gestão praticada pelo agora candidato Basílio Horta.

Ainda por cima, quando há por aí sondagens que "mostram" escolhas pessoais em detrimento de partidos políticos, uma coisa preocupante em democracia.

Na verdade é estranha esta ausência de Sintra nos debates autárquicos.

A quem aproveita? Ou quem quis fugir deles?


1 comentário:

NeWave disse...

No único debate a acontecer no concelho organizado pela Associação Empresarial de Sintra BH e a sua "entourage" do PS não se dignou a estarem presentes.
Os restantes candidatos, com excepção do MRPP estiveram presentes e foi um debate com elevação e esclarecedor.
Está agendado novo debate na Antena1 para dia 28 acho que às 11:00, supostamente com todos os candidatos.... Veremos, ou melhor "ouviremos".