domingo, 1 de janeiro de 2017

VOTOS DE BOM ANO 2017, QUE SE "ABRAM" OS SONHOS

Para todos os Amigos, para todos os Portugueses, Para todos os Povos do Mundo, os desejos de que o Ano de 2017 traga mais Paz, mais conforto para as Pessoas e Suas Famílias, nos abra novos Horizontes e dê satisfação aos nossos Sonhos. 

Sabemos que os verdadeiros Sonhos são cada vez mais caros de conseguir. Numa sociedade com tão grandes assimetrias o direito a Sonhos é sempre limitado.  

Teremos, pois, mais um ano de luta, de acordarmos alegres por podermos lutar, porque nunca uma sociedade mais justa poderá assentar no silenciamento das vítimas.

Sonhar é a maior prova de estarmos acordados e termos objectivos na vida. 

Recordando a vida...em escudos seriam 3.700$00, como os "sonhos" aumentaram o preço... 

A Vida não nos impede de sonhar, de haver mais Cultura para todos, melhores condições de vida, de assistência na doença, de termos mais fraternidade. 

Uma tradição de guardar Sonhos a cadeado...esperando que se cumpram

Que todos os Sonhos, mesmo guardados a cadeado, aos poucos se vão realizando e abrindo, para que um futuro risonho nos faça - a TODOS - mais Felizes.

Votos fraternos de que a realização de Sonhos comande as Vossas Vidas.

Bom Ano de 2017


4 comentários:

Anónimo disse...

Os meus primeiros votos para 2017 foram inspirados na notícia que acabo de ouvir na Antena 1, com infelizes declarações de Basílio Horta: a construção da Pousada da Juventude em frente da estação da CP de Sintra.
E são votos de grande desilusão e preocupação com um autarca a elogiar um projecto que é um atentado urbanístico, de tão mau e mal inserido no contexto urbano. Um mamarracho de 4 pisos a reproduzir os piores exemplos que existem na Vila de Sintra.
É preciso que os Sintrenses, que noutros tempos conseguiram impedir a demolição da Cadeia de Sintra e a construção dum mamarracho no seu lugar, agora protestem contra este outro atentado ao nosso património.

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo, não sei o que colocar em primeiro lugar: Se a gratidão por nos visitar e colocar um comentário, se o pedido de desculpa por só hoje ter sido colocado o comentário. Serão ambas as situações que fará o favor de considerar.
Efectivamente o projecto que foi apresentado não se ajusta nada ao local. Mas foi aprovado e vamos a ver o que ele dá. Apesar disso, aquela imundície que por ali se via não era nada prestigiante. A cadeia tinha outra qualidade histórica.
De qualquer forma que poderemos dizer de um Presidente que, na maior parte das vezes que fala, diz coisas que não fazem sentido? E dizemos dessa forma porque parece que há por aí uns especialistas em fazer "print screen" dos comentários...e levarem a Sua Excelência.
Vamos a ver, devemos é estar atentos.
UM abraço e Bom Ano de 2017.

Anónimo disse...

Bom dia Caro Fernando Castelo, que eu conheço pessoalmente e considero.
Mas, até pelo que refere no final, tenho que me manter anónimo por causa de represálias.
Certamente que me entende.
Mas voltemos ao projecto da Pousada.
De facto o que lá está não pode continuar assim e merece uma intervenção qualificadora do local. Mas não será que a CMS se está a esquecer do Plano de Urbanização de Sintra, o célebre Plano De Groer?
É que (tenho aqui à frente a Planta e o Regulamento) e parece-me que o projecto aprovado viola grosseiramente o Plano, pelo menos em dois aspectos: o número de pisos permitidos e área máxima de implantação.
Lembra-se certamente de nos anos 80 ter sido reconstruída a moradia vizinha, com uma volumetria de 2 pisos mas com 3 pisos no interior, porque o Plano não permite o aumento da volumetria!
Então e agora as velhas construções existentes com 2 pisos podem dar lugar a um edifício com 4 pisos e muito mais área de construção?
O que pensa disto?
Um abraço que espero um dia poder dar-lhe pessoalmente.

Fernando Castelo disse...

Estimado (a) Anónimo (a),

Como compreendo as suas palavras e, quantas vezes, vou ler o velhinho Plano de De Gröer, e tanta coisa que lá se prevê para proteger Sintra e, nalguns casos, as soluções que apresenta para alguns dos nossos males.

A partir de um dito PDM, que esteve entregue a uma equipa com pessoas conhecedoras e que, até em certos momentos, se juntavam aos defensores do Património, o Plano deixou de ser falado.

Deve recordar-se que, em certa altura, também havia quem defendesse que aqueles edifícios da CP eram "óptimos" para um silo de estacionamento de automóveis...

Razoavelmente, a Câmara deveria ter intervido sim para que a CP recuperasse os edifícios em degradação e acabasse com aquele aspecto imundo dos últimos tempos. Alternativamente, a Câmara poderia adquiri-los e, então, depois de recuperados, destiná-los a habitação para jovens, por exemplo, já que a Vila está cada vez mais desabitada.

Infelizmente, a Câmara - com seguidores do Presidente dentro dela - onde deveria haver várias tendências, segue a direcção de "investir" milhões para futuras receitas...OU SERÁ QUE PARA DEPOIS ENTREGAR A GESTÃO A ALGUM GRUPO PRIVADO?

Penso que estará a compreender...

Percebo perfeitamente porque não se quer identificar...há quem não seja nada de vinganças mas o diabo está sempre atrás da porta e os especialistas em "print screen" atentos...como no tempo de Salazar.

Um abraço e grato pela visuita e suas palavras.