domingo, 29 de janeiro de 2017

"O LABIRINTO DOS ESPÍRITOS", PARA LER ESTE DOMINGO,,,

"Um bom mentiroso dá aos tolos o que eles querem ouvir".

"As pessoas, seja por medo, interesse ou tolice, acostumam-se de tal maneira a mentir e a repetir as mentiras dos outros que acabam por mentir até quando julgam estar a dizer a verdade".

"Cada livro, cada volume que vês, tem uma alma. A alma de quem escreveu, e as almas daqueles que o leram e viveram e sonharam com ele".

Estes três pedaços de texto foram retirados do mais recente livro de Carlos Ruiz Zafón "O labirinto dos Espíritos", o IV tomo dos romances que fazem parte do Ciclo Cemitério dos Livros Esquecidos. São 845 páginas de qualificada escrita cheia de intensidade. 

Hoje, Domingo, em vez de viajarmos, tomamos a liberdade de recomendar esta obra, para a qual devemos estar preparados, quer pela violência quer pelas traições.  


Interiorizamos o sentir de que foram estes livros que nos escolheram. Na sua doce ou amarga realidade, procuraram amar-nos e ser amados, sem abdicarem de nós.

Os livros esperam de nós o gesto de, com ternura, sentirmos o seu texto, avançarmos as suas folhas com a suavidade dos nossos dedos como se de afagos se trate.    

Quando acabarem, que outros olhos possam ler estes e todos os livros, porque os livros nunca foram escritos para estarem presos...são a vida que passa gerações.

Oferecer um livro é um gesto que transcende a simples transferência da posse para se tornar numa oferta de parte de nós próprios, dos nossos sentimentos nobres. 

Para nós, foi quase como se estivéssemos vivendo a história por dentro, horas e horas seguidas de leitura, para rapidamente passarmos a palavra "recomendado".

Porque nos livros tantas vezes revemos as nossas vidas.

Votos de que passem um bom Domingo.   





Nota: 

-Não abdiquem de ler os três primeiros tomos desta maravilhosa obra literária, pela ordem da foto: da esquerda para a direita, acabando no "Labirinto".



Sem comentários: