terça-feira, 27 de outubro de 2015

SINTRA, MENSAGEM SUBLIMINAR?

Há factos merecedores da maior atenção se tivermos em conta que partem de políticos experimentados e bem conhecedores das técnicas subliminares das mensagens.

Uma foto que nitidamente enfatiza Cavaco Silva um minuto após ele anunciar a indigitação de Passos Coelho para formar Governo, mesmo misturando-lhe o Palácio da Vila (quase imperceptível), é obra com sinais interpretativos diversos.

Imagem magnífica do Palácio da Vila 

Em primeiro lugar porque "o magnífico Palácio da Vila em fundo...", assim sentido, não mereceria o pesado ambiente da sala, com janela fechada à beleza invocada.

Em segundo lugar, pode ser apreço - legítimo e indiscutível - pela personalidade que, obrigada à isenção, se manifestou parcial na valorização dos votos dos portugueses.

Na realidade, Cavaco Silva tinha acabado de desvalorizar milhões de cidadãos, como que punindo-os por não terem votado como ele gostaria. 

A foto surge em que sentido? Mesmo que não se queira, a destacar Cavaco Silva.

Estivesse a janela aberta e outras coisas se diriam. Talvez ajudasse a eliminar genes no plasma, prevenindo que outro rosto da mesma família política não surja por lá.

"O magnífico Palácio da Vila" merece ser visto de janela aberta, quando a fresca neblina nos refresca a alma e o pensamento, sem ocasiões próprias ou horas certas.

Quantos mistérios se podem associar às janelas de Sintra...e seu Palácio.




Sem comentários: