Por ser Domingo, aceitem o convite para "visitar" a História, feito por quem nada sabe dessa riquíssima ciência, mas a que dedica todos os momentos possíveis. Não terão, assim, exibicionismos ou "tratados" culturais. Apenas a mostra e o sentimento.
Bilhete válido por três dias
Impõe-se um esclarecimento: A Villa Romana del Casale está incluída na Lista do Património Mundial da Unesco. Faz parte de um conjunto considerado "Bem Cultural", onde se inclui o Museo Archeologico di Aidona e a Area Archeologica di Morgantina.
O bilhete, com o custo de 14€, é válido por 3 dias, de forma a poder visitar-se as três unidades. Em nome da Cultura, os jovens de toda a Itália e União Europeia estão isentos de pagamento até aos 17 anos. Os entre 18 e 25 anos pagam 50% do custo normal do bilhete.
Regista-se para meditação de "almas cultas" de Sintra, indiferentes a 14€ para a entrada no Palácio Nacional da Pena, "louvando" a Administração que eliminou entradas gratuitas aos Domingos para portugueses, só as mantendo para residentes em Sintra, como se de genética diferente.Antes da bilheteira, um grande parque de estacionamento e pavilhões com lojas de pequenos comerciantes com "souvenirs", águas e diversas outras ofertas.
Para conhecer pormenores históricos, clique aqui. Há uma grande área a descoberto e outra protegida mas adaptada ao passeio dos visitantes sobre a História. No exterior, um numeroso grupo de arqueólogos trabalha ao sol pesquisando ruínas.
Uma imagem do exterior da Villa Romana
Entrando na parte protegida, verificamos uma imensa serpentina de corredores que permite observar e avaliar a beleza dos mosaicos recuperados, pavimentos que datam dos primeiros Séculos depois de Cristo.
Somos levados a meditar na riqueza de tal Património, a rever o luxo daquele espaço na época da sua construção. Ressalta o valor artístico da obra. Caminha-se lentamente, desejosos de não chegarmos ao fim, face a tanta beleza.
São mais de 3500 metros quadrados de mosaicos onde a vida daquela época está bem representada, nas figuras e nos costumes. Na beleza dos corpos. Até no amor...
A beleza das pessoas à volta de uma cena de amor
Continuamos a serpentina à volta destas preciosidades, vemos esbeltas mulheres que praticam desporto. As sua vestes ousadas ou a candura nas expressões.
Os cuidados com a manutenção física
Cenas da vida de todos os dias na maior mostra mundial de mosaicos romanos.
Um animal a ser conduzido para um barco
Um recanto na galeria, com figuras de diversos animais
Toda a extensa área coberta e visitável está adaptada para acesso de pessoas com dificuldades de mobilidade, facto que merece - também - o devido destaque.
Esta visita prende-nos desde o primeiro minuto e é com dificuldade que deixamos este Património para nos podermos dirigir a outros.
Grato pela vossa companhia neste Tour virtual.
Com Votos de um Bom Domingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário