quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SINTRA: TRATA-SE ASSIM O PATRIMÓNIO?

Quantas vezes me pergunto se estarei errado. 

Faço-o porque não quero acreditar que responsáveis pela imagem de Sintra andem distraídos ou sem a sensibilidade exigível para a sua riqueza histórica, pelo Centro Histórico e pelas responsabilidades assumidas perante a Unesco.

Passam os tempos. Circulam viaturas (que bom avaliar-se os custos...) nas mais variadas direcções. Há uma Junta de Freguesia que parece ter delegado na Câmara. Ninguém vê. Ninguém alerta. Ninguém fiscaliza. Que maneira de ver Sintra...

Evitar-se-ia o que hoje aqui se irá abordar: - Contentores de lixo junto ao Monumento Histórico que é a Igreja de S. Martinho. Ao menos respeitem a sua História, sugerindo-se uma visita ao site Serradesintra (clique por favor).

Em Agosto de 2010, havia um contentor enterrado, mais dois móveis. Assim:


Várias vezes se tem abordado a necessidade de uma solução, até ao nível pessoal para melhor sensibilidade. Não sendo o local adequado demos sugestões de solução.

Acresce a exigência de sabermos respeitar quem nos visita, e não é junto a contentores do lixo, frequentemente com cheiro pestilento, que os residentes ou os turistas - lembremos que são pessoas - devem aguardar pelos transportes públicos.  

Foto de Outubro de 2013

Saberão os responsáveis pela imagem de Sintra e pelas necessárias correcções ao que está mal, como foi solucionada a grave situação dos contentores? Pois, exactamente, colocando lá mais um. AGORA SÃO TRÊS MAIS UM!!!

Foto de Setembro de 2014

Exemplo de outra cidade Património da Unesco 

Na parte histórica da bela e limpa cidade de ERICE apenas se vêem pequenos contentores de lixo que a horas certas são despejados para uma viatura adaptada à largura das ruas. As lojas, nessa ronda, entregam os sacos com resíduos. Assim:


A este propósito, mais algumas fotos ajudarão a apreciar tão sugestiva cidade histórica.

Ruas com tão bela calçada

Esplanadas nas ruas

Um belo Castelo

Rendilhado da Rosácea da Catedral

Maravilhosa vista sobre o Cabo San Vito

SINTRA, PERANTE AQUILO QUE É RESPEITADO NOUTRAS ZONAS PATRIMÓNIO DA UNESCO, TAMBÉM TEM OBRIGAÇÕES E CUIDADOS A TER COM O NOSSO CENTRO HISTÓRICO, EM PRIMEIRO LUGAR. 

NÃO PODEMOS É TOLERAR ESTA CONTÍNUA INDIFERENÇA, A MENOS QUE TUDO ESTEJA NO MELHOR DOS MUNDOS...E SEJA EU A ESTAR ENGANADO.





Sem comentários: