quarta-feira, 8 de março de 2023

SINTRA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER E LIBERDADE

Saudação que não é tardia


Assim mesmo...

Confesso que deixei para o fim do Dia a saudação pelo Dia Internacional da Mulher, não fossem, até hora tardia, surgir flores no Parque da Liberdade.

A ter acontecido, talvez saudasse - pela primeira vez - Sua Senhoria e seu dedicado Vice, por colocarem um ramo de flores homenageando Carolina Beatriz Ângelo.

Talvez em Mont Fleuri tenha havido flores a rodos, sabe-se lá quantos visitantes de alto gabarito terão apreciado a pompa do respeito pelo Dia.

Pois a denúncia do frequente abandono do local, da localização mais inóspita, da difícil acessibilidade e num recanto quase escondido não são de hoje. 

Nem de ontem, como se pode comprovar  pelo que o que se passa terá razões bem mais profundas a que Sua Senhoria e seu Vice não estarão atentos. 

Faço a justiça de pensar que poderia ser um caso de Cultura, mas seria da mais elementar injustiça sequer sonhar tal coisa, pelas posições que ocupam. 

De qualquer pensamento injusto liberto, mesmo assim direi que foi a primeira mulher que conquistou o direito de votar...que Suas Senhorias deveriam louvar. 

Acresce que não era daquelas pessoas que se dizem licenciadas, mas uma Ilustre Médica, Cirurgiã, membro da Assembleia Constituinte de Maio de 2011.

Esta será, provavelmente, a quarta vez de alerta para a obrigação de Carolina Beatriz Ângelo ter um local de destaque onde todos possam respeitá-la.

Já não é um problema de memória, de ditos de circunstância que redundam em mentiras, mas sim de obrigações a que eleitos devem dedicar a maior atenção. 

Hoje em dia há tanta literatura, tantos manuais, é fácil pesquisar a história. 

Ou em Sintra as figuras históricas podem ser tratadas assim?


Sem comentários: