segunda-feira, 6 de março de 2023

SINTRA: BASÍLIO ADOLFO HORTA, UM TRILEMA NA DESPEDIDA?

"Há ruas e alamedas com árvores" Basílio Horta dixit (Sessão de 15.5.2018) ou 
"Me congratulo"

Março, mês da despedida?

Depois da nossa publicação em 25 de Janeiro de 2023 (por favor clique para rever) tivemos a sorte de ajudas pretensamente para contrariar a saída.

"Não é possível"..."gosta demasiado de Mont Fleuri para nos abandonar", "será pessoa dita de uma só cara e cumprirá o mandato até ao fim como garantiu".

Outro Amigo garantia-nos ser fácil escolher sucessor "entre três competentes e considerados Vereadores", "ainda por cima verdadeiros licenciados". 

Destacou-nos - pelo respeito merecido e sua probidade - os Vereadores Dra. Piedade Mendes, Dr. Domingos Quintas e Dr. Eduardo Quinta Nova.

Disse: - "São da escola de lutar por causas e não por eles" e "nenhum quereria portas abertas de par em par e funcionários de pé à sua entrada na Câmara".

Horas de gratidão

Sua Senhoria, numa saída antecipada, além dos dignos Vereadores antes referidos, será levado a considerar a gratidão por quem dela seja merecedor.

Não merecerá o lugar quem, tão nobre, escreveu em 23.9.2021 (eleições seriam a 26) que "Basílio Horta é fundador do regime democrático português"?

Tão profundo branqueamento, feito por alguém nascido depois de Abril, merece recompensa pois descaracteriza a história e mostra a cultura política do autor.

A desmemória tão precisa ao adaptacionismo não deixará de pesar na balança fidelidade/recompensa pela limpeza das virtudes passadas.

Pois é verdade...o "fundador do regime democrático português" quando tomava posse na Comissão Administrativa da União Nacional do regime anterior

Outro premiável, "Colado" a perfazer maioria, seria injusto excluído face aos seus "Me Congratulo" e "Concordo" nas Propostas da Cavaleira e Pousada.

"Me Congratulo" e "Concordo", apoiaram a aprovação de custos aproximados de 200.000,00€ na Cavaleira e mais de 3.000.000€ na Pousada de Jovens.

Como Sua Senhoria não mente...3,2milhões de euros já eram

A não esquecer..

A rescisão antecipada do Parque da Cavaleira foi uma bênção para os munícipes pela evidente falha em estudos...para o bouquet das promessas.

Na Pousada, demoliram-se casas da CP, as Infraestruturas de Portugal aumentaram o património imobiliário e a Câmara pagará rendas por 25 anos.

Neste quadro, talvez seja escassa a recompensa com a presidência de uma empresa municipal, pois os serviços prestados mereceriam algo substancial.

Será que Sua Senhoria conseguirá gerir o complexo trilema? Sintra gerida por quem a conhece, tenha como garante provas dadas e não carreirismos?

Se o conseguir, despeça-se de Sintra quando entender, deixe no cargo quem o não busque, o mereça e tenha a maior confiança dos sintrenses.

Aguardemos...confiantes...


2 comentários:

Fernando Castelo disse...

Joao Diniz deixou um novo comentário na sua mensagem "SINTRA: DIZEM QUE SUA SENHORIA NOS QUER DEIXAR...":

Caro e empenhado cidadão Fernando Castelo peço me relevem do deficitário inventário, face às inúmeras promessas de Sua Senhoria, pois não vá acontecer cairem no esquecimento. O grande Parque Periférico no Ramalhão e inerentes vanetes eléctricas, a recuperação da casa do poeta sintrense Francisco Costa, a Interface na Portela, as obras prometidas nas instalações cedidas aos Escoteiros depois da tentiva falhada de os despejar, a reposição das 80 tilias vitimas do arboricidio resultante do atropelamento na eterna ciclovia e, deveras importante e impressiinante por ter sido promessa na 1° candidatura, o eterno e sedutor teleférico, apetecido engôdo eleitoral desde os anos 20. Tanto enlevo e sonho teriam, no entanto, elevados custos depauperadores da "sublime" intenção do "aforro", tão elogiado e conveniente à Banca dos nossos dias. Exaltemos Sua Senhoria !

(Por qualquer parasita do sistema, o comentário acima mereceu publicação...que depois não foi publicado). Alheio ao sucedido, copiei e transcrevi para aqui, pedindo desculpa ao autor.

Fernando Castelo disse...

Caro João Diniz,

Tem toda a razão, a matéria é tão vasta, que o inventário terá de ser feito por fases...e às vezes por frases.

Algumas das situações que citou fazem parte do "carnet" para o futuro.

Um abraço e grato pela sua visita.