quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

SINTRA: LIÇÃO PARA "CANDIDATOS" A AUTARCAS

Devida saudação

O Jornal de Sintra, na edição de 17 deste mês, deu à estampa uma brilhante peça de Jorge Leão que repõe - a desconhecedores - a história de S. Pedro de Penaferrim.

Levando-nos a saber - até mais de 800 anos antes - a evolução toponímica, ajudou-nos com farta disponibilidade a identificar o que de mais nobre foi este território.

Como munícipe sintrense que na freguesia de S. Pedro de Penaferrim decidiu residir e nela viver, pela inapagável história recuperada envio a mais fraterna saudação.

Ignorância da história

Nos tempos que correm, quando figuras dúbias jogam tudo para botar figura de autarca e se aperaltam de "proximidade", a ignorância histórica deveria contê-los.

Antes de se colocarem em bicos de pés perante mais influentes, os putativos candidatos deveriam ser obrigados a prestar provas sobre a história do local.

É dura a dicotomia entre conhecer-se a cultura emergente da história e a manutenção de cargos - às vezes da vidinha - levando a alhearem-se de compromissos.

A não evolução local é sustentada e justificada não só pela ignorância dos escolhidos mas, mais grave, pelo estranho alheamento das carências da população.

Nenhuma vida coletiva evolui com falsas promessas, mentirolas de ocasião, práticas que ajudam ao arrastar de problemas por dias, meses e anos. 

Há uma panóplia de responsáveis pelo atrofiamento local ou políticos residentes que traem o lugar onde vivem para se aconchegarem em mordomias oferecidas.

Histórias na União de Freguesias de Sintra

Não queremos, aqui e agora, avaliar as caraterísticas dos territórios e histórias das outras duas freguesias que se integraram na agora União de Freguesias de Sintra.

Cada uma terá a sua bela história, as suas tipicidades de vida local, as vocações das populações e sua vida enquanto coletividade e com quem as consolidaram.

Cremos que a peça de Jorge Leão é preciosa ajuda tal como o Plano de Urbanização de Sintra, de De Gröer, mostra a história do mesmo território há mais de 70 anos.

Da nossa, realçamos que no ano de 1220 existia sancti Petri de sintria e em 1253 Canaferrim  passou a ser Paróquia de Sancti Petri de Cintra.

Hoje, a maior área territorial e mais populosa e mais empresarial e mais comercial da UFS é a mais carente de estruturas básicas como da Saúde, Segurança e Escolar.

O preço da incultura 

A incultura política ou a incapacidade de visão alargada para a igualdade da gestão territorial têm levado a um cada vez mais notório desequilíbrio na vida local. 

Daí que no território da Ex-freguesia de S. Pedro de Penaferrim, se sintam mais carências que obrigam a deslocações de quilómetros, onerosas e de difíceis acessos.

Neste quadro, tudo sugere que os políticos locais, se empenhados, se conhecessem bem a história dos locais e seus problemas, teriam largo campo para atuarem. 

Daí que, estranhamente, não tenham aproveitado as possibilidades da reversão de algumas Uniões de Freguesia, entre elas a tão justificada S. Pedro de Penaferrim.

A peça cultural de Jorge Leão, se conhecida meses antes, teria sido preciosa ajuda.


Sem comentários: