quarta-feira, 13 de outubro de 2021

SINTRA: PARQUE DA LIBERDADE, RESPONSÁVEIS E CONSELHEIROS

Será ódio ao Parque?

Entrada pela Rua das Murtas...será assim no Mont Fleuri?

Um dos vários lagos que se enchiam de água

As vezes que este blogue ou outros sintrenses se têm referido ao abandono em que se encontra o Parque da Liberdade, leva-nos a perguntar se é uma questão de ódio.

Nem se trata de uma situação recente mas arrastada há vários anos, com chocantes pormenores que nos levam a pensar o que andará por detrás do abandono.

A Sua Excelência, tão empenhado na página no Facebook, faltará tempo para meditar nas leituras que não o louvem mas alguém servilmente lhe levará ecos.

Recentemente reabilitado como "fundador do regime democrático" que razões - que não ódio - justificarão o abandono cada vez maior do Parque da Liberdade?

Estamos em crer que Sua Excelência, entusiasmado com o "parque muito singular" do Vale da Raposa, deixou o Parque da Liberdade na "escuridão" da sua gestão.   

Terá sofrido, eventualmente, de uma amnésia política, contradizendo com os cuidados de manutenção praticados na Mont Fleuri, sempre tão íntima e cuidada.

Será só Sua Excelência?

Pensamos que sim, que terão sido debalde as vezes em que pessoas (até próximas) tenham abordado o político sobre o abandono do mais famoso Parque em Sintra.

Não aceitamos como possível que todo um oneroso Organograma, de mais de 72 responsáveis, nunca nenhum lhe tenha abordado o calamitoso estado do local.
Quanto custa aos munícipes este Organograma...para os servir?

A que se acrescentarão, certamente responsáveis directos pelo Parque, sua Manutenção, Limpeza, Conservação de caminhos e Proteção Ambiental.

Nunca ninguém lhe falou do estado do Parque? Nunca lhe foi exigida a preservação do Parque da Liberdade em nome do prestígio de Sintra e seu Turismo?

Não pode ser...alguém terá dito e Sua Excelência não ligou.

E que dizer dos "Conselheiros"?

Sua Excelência, tão louvado por esta ou aquela figura grata, arranjou uma forma política de criar vários Conselhos, juntando por grupos os Conselheiros.  

No mais erudito - Conselho da Cultura - com 23 membros, juntou a fina flor local com outros prestigiados convidados, numa aura cultural disponível mas pouco sentida. 

Criou, também, outro Conselho - Estratégico Ambiental - presidido por um ex-Ministro, de cuja atuação os sintrenses, por quase todo o lado, não sentem os efeitos. 

Noutro Conselho - Estratégico Empresarial - que no site camarário ainda inclui o falecido Dr. Jorge Coelho, temos 53 Instituições, de que a CGTP. faz parte. 

No Conselho Consultivo para o Turismo de Sintra - ainda consta o Dr. Jorge Coelho - há 16 conselheiros, incluindo a Presidente da Associação de Turismo de Sintra.

Lista parcial de membros do Conselho Consultivo para o Turismo de Sintra

Contemos, ainda, com os membros do Gabinete de Apoio à Presidência, num razoável número de pessoas que, pelo menos, sentem o Parque da Liberdade.

Tantas personalidades aconselhadoras - é vox populi que algumas só para não integrarem listas eleitorais - deveriam enriquecer sobremaneira o convidante. 

Impossível que tantos "Conselheiros"- ou algum serviçal espalhador de êxitos - não tenham abordado com Sua Excelência a ofensa que é para o Turismo de Sintra. 

Até qualquer metediço infiltrado entre mais de 100 especialistas e recrutados Conselheiros, não falhariam na tão nobre função que lhes foi confiada.  

Em tese, pese não garantirmos o êxito completo do Princípio de Peter, não deixa de nos assaltar a convicção das responsabilidades de Sua Excelência.

 
Parque da Liberdade, envolvente das antigas instalações sanitárias

É ISTO QUE SINTRA ESTÁ MOSTRANDO AO MUNDO...

SINTRA NÃO MERECE ISTO! 




Nota: Ali ao lado o Parque dos Castanheiros mostra-se assim aos visitantes:

Que excelência turística...

         

Sem comentários: