terça-feira, 16 de novembro de 2021

SINTRA: SITE CAMARÁRIO DEVE SERVIR A DEMOCRACIA

 Quem será responsável?


A atitude que abordamos pode ter algo de genético que, em boa verdade, na democracia real, merece o devido repara e causa naturais apreensões.

É certo que, depois de alguém por aí ter opinado que Basílio Adolfo Horta foi "fundador do regime democrático português", não vamos imaginar que ele saiba. 

Todos os eleitos, perante o eleitorado que os vinculou ao compromisso de intervenção pública e defesa de interesses coletivos, têm de ser tratados igualmente.

Sucede que o Executivo Camarário inclui 5 (cinco) eleitos considerados da Oposição e um (depois de eleito) aliado que muitos eleitores não esperariam o fosse. 

No site da Câmara Municipal - que é de TODOS - além das fotos são disponibilizados dados relevantes como "Pelouros" ou "Contactos" ou "Notas Biográficas".

Sucede que, nos 5 membros da Oposição, se omitem dados relevantes como "Contactos" e "Notas Biográficas", impedindo a ligação entre eleitos e eleitores.

Por outro lado, os membros do Executivo Camarário sem pelouros, devem ter espaço no site para a divulgação de atividades e relacionamento com os munícipes.     

Custa-nos a acreditar que sejam instruções de Sua Excelência para esta situação de desnecessária marginalização, oponível a direitos e princípios democráticos.

A termos razão, esperamos que - finalmente - o site camarário cumpra as funções que lhe devem ser atribuídas, incluindo estar aberto a todos os Vereadores.

Se tal não se verificar, o site camarário não cumprirá o vínculo à partilha democrática, abrindo #caminho a ser considerado ao serviço exclusivo de uma fação.   

Fica a natural expectativa. 


Sem comentários: