segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

SINTRA: SR.DR. BASÍLIO HORTA, UMA NÚVEM SOBRE A COVID?

 


No dia 15 deste mês, perguntámos ao Sr. Dr. Basílio Horta (por favor clique para rever) se sabia ou não dados de dias anteriores à peça do SOL de 8.1.2021.

Sabíamos o que estávamos a perguntar, pois Sua Excelência, utilizador frequente do Facebook, teve ensejo de logo partilhar tal peça, num oportunismo inacreditável.

A uma Sexta-feira (8.1.2021) com dados fechados a 27.12.2020, era enganador o título "Sintra é o concelho com menor taxa de contágios da Grande Lisboa".

Atente-se no pormenor: "Da Grande Lisboa"...e não "da Região de Lisboa e Vale do Tejo", mesmo assim uma mentira pois Mafra e Cascais tinham menos infetados.

Nos dias anteriores, em Lisboa e Vale do Tejo, os dados reais indiciavam um acréscimo preocupante a conhecer em 11.1.2021, como veio a suceder.

Sua Excelência, que possuirá dados mais atualizado que os vulgares cidadãos permitiu-se  a um desaforo politiqueiro: "temos de continuar este caminho".

Assim, três dias depois, o Boletim da DGS nº. 315, alterava a "Incidência Cumulativa" de Sintra para 473, num aumento significativo sobre os anteriores 317.

Passou-se e é criticável que se induza tantos milhares de pessoas a interpretações incorretas, suscetíveis de se refletirem de forma negativa na sociedade.

Acresce que, adeptos ou não das práticas politicas promocionais de Sua Excelência, o cargo que ocupa recomenda cautelas verbais a bem da protecção colectiva.

Neste momento difícil, com milhares de sintrenses obrigados a vários riscos nos transportes, de Sua Excelência não têm a mais pequena palavra de solidariedade.

Com Sintra hoje englobada no patamar mais alto da "Incidência Cumulativa a 14 dias", até ao momento nem uma palavra do seu Presidente de Câmara. 

Sua Excelência que tanto se dedica a atualizar o Facebook, ainda não apareceu - como fez em 8 deste mês - a pronunciar-se sobre o "Risco mais elevado" de hoje.

Diga-nos a verdade sobre os surtos e onde se localizam. 

Temos o direito de saber para nossa defesa colectiva.


2 comentários:

Francisco Baudouin disse...

Só poderão estar à espera de algum milagre, de alguém que à quase quatro anos, (08 ago 2017) declarou ao TC conta de 5,6 mil euros, quando afinal, era de 5,6 milhões> https://observador.pt/2017/08/08/basilio-declarou-ao-tc-conta-de-56-mil-euros-que-afinal-era-de-56-milhoes/> O algodão não engana !!!

Fernando Castelo disse...

Caro Francisco Baudouin,

Antes de mais a minha gratidão pela sua participação e comentário.

Na realidade, a gente política que nos governa tem vícios que custarão muito caro quando se conseguir revertê-los.

No caso presente, uma coisa me avassala e martela frequentemente: COMO FICOU A INVESTIGAÇÃO SOBRE O QUE CITA? Estava tudo bem? Estava mal? Averiguaram? Que apuraram? Havia fundos no estrangeiro? Desde quando tão elevados rendimentos?

Grato,

Fernando Castelo