sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

SINTRA: SR. DR. BASÍLIO HORTA, SABIA OU NÃO?

Entrevista ou "para vista"?

No passado dia 8 o jornal SOL mostrava Sua Excelência sem máscara, sob o título "Sintra é o concelho com menor taxa de contágios da Grande Lisboa".

Soava mal Sua Excelência falar sobre dados de 10 dias atrás, sem "Quando" foi feita a peça, "Onde", "Como", "Quem", "Para quê" e o "Porquê" da pressão. 

É que, dois dias antes (6.1.2021, como mostramos) a mesma personalidade, na sua vertente facebookiana, escrevia: "São 10.000 novos casos nas últimas 24 horas".

Página do Facebook de Basílio Horta em 6.1.2021

Acresce que em 8.1.2021, para a mesma página que o facebookiano Basílio Horta gere e ativamente frequenta, repescou a estória publicada no SOL.

Página do Facebook de Basílio Horta em 8.1.2021

Com dados nitidamente ultrapassados, Sua Excelência, que em 6.1. possuiria número de contágios alarmante, surge a dizer "temos de continuar este caminho".   

É relevante dizer-se que a publicação feita na edição do SOL de 8.1.2021, se baseou em dados de 4.1.2021 da DGS sobre o período de 14 a 27 de Dezembro de 2020.

Pronunciou-se o autarca sobre a "Incidência Cumulativa" de 10 dias antes, fórmula hábil das populações não conhecerem os números exatos de contágios na sua área.

Então Sua Excelência, que além de "uns ecos" tem informações para propor queixas judiciais, sabia ou não que a notícia de 8.1.não se adequava à realidade?   

Claro que apreciamos a veia facebookiana de Sua Excelência com 17 post's já este ano, facto que redundará em gritantes falhas na gestão política do território Sintrense.

Na realidade, o dia 8.1.2021 não passou de varandim "para vista" do político. 

Consequências

A modéstia de Sua Excelência quando refere uns ecos que lhe chegam não colhe, andará bem informado e - tudo indica - fará o uso adequado da omissão de dados.

Ao falar em 144 Óbitos na Sessão de Câmara de 10.11.2020, depois de nos ocultar dados de Contágios e Óbitos em nome do não "alarmismo" foi uma gritante falha.

Todavia, apesar disso, não teve a exaltação política e humana a que está obrigado pelas funções, de sobre o final do ano saudar respeitosamente vítimas e famílias.

Aparecer com números entre 14 e 27 de Dezembro de 2020, numa subtil promoção política, terá de ser interpretado como uma tentativa de anestesiar a verdade.

Tal anestesia, em conjunto com a ocultação do número de Óbitos, de Casos Ativos e Contágios diários, conduziram - certamente - ao relaxamento dos cidadãos. 

Ligar "Sintra é o concelho com menor taxa de contágios da Grande Lisboa" a "temos de continuar este caminho", configura responsabilidades sérias de manipulação.

Foi feio, muito feio, na política não vale tudo.

Temos o direito de saber, inequivocamente, a situação sanitária do concelho.

OS SINTRENSES NÃO MERECEM DISTO. 



Sem comentários: