domingo, 16 de agosto de 2020

SINTRA: PARQUE DA LIBERDADE, A VERGONHA DO ABANDONO

Câmara Municipal e União de freguesias, a mesma indiferença 

Desde há uns anos, com mais destaque para os actuais Ocupantes dos Cargos de presidentes autárquicos, que o histórico Parque da Liberdade se degrada.

O histórico espaço de lazer, visitado pelas famílias, de recantos que convidavam a sonhos, em que a frescura das suas águas desafiava visitantes, está irreconhecível.

Já o escrevemos várias vezes, até com Exemplos de Turismo In(sustentável), o que, se envolvesse políticos com gabarito, teria merecido algum respeito.

Foi assim que hoje (16.8.2020) encontrámos o "nosso" Parque da Liberdade.


Com a que se pode dizer "desculpa" do Covid, os visitantes encontram as instalações sanitárias fechadas, forma elegante de curta permanência...para não verem. 


Será num banco assim que se cativam os visitantes a respirar ar puro, partilharem momentos e apreciarem a vegetação envolvente? 


E a Fonte do Plátano, outrora mitigando a sede dos visitantes, com água tão pura e fresca, a que tantos sintrenses recorriam? Quem foi responsável pela Fonte secar? 


Que imagem desoladora...que vergonha isto suceder em Sintra!


Este varandim ruiu há anos e esta imagem de desleixo só pode ser associada aos dois mais altos ocupantes dos cargos de presidentes da Câmara e UF de Sintra.


Juntamos mais uma imagem do militante desleixo, da inimaginável incapacidade de gestão autárquica de que ambos - no mesmo nível - dão estas tristes provas.

A mesma luta, das ilusões

Na verdade, entre o Ocupante do Cargo Presidencial na Câmara e o da União de Freguesias não existem diferenças significativas no que concerne a políticas.

Ambos são capazes de afirmar o que virá a ser feito e depois não se concretiza.

Um, mostrando a apetência por um dia ter a Parques de Sintra oficialmente sob a tutela camarária, outro referindo projectos que depois não sabe justificar. 

Na Sessão da União de Freguesias de 18.6.2018 (há mais de 2 anos) foi dito que estava em curso a recuperação do Parque da Liberdade pela Parques de Sintra.

Fomos ver...e nada se verificando, informámos dessa situação. Como resposta, foi-nos dito "que se está a proceder ao Projecto de Requalificação (...). 

Poucos dias depois 2.8.2018, perguntámos montantes envolvidos e quem os pagará, tendo a resposta sido remetida para a Parques de Sintra- Monte da Lua.

Os caros visitantes estarão percebendo, não é verdade?

E Hoje, o Parque da Liberdade que era uma referência histórica em Sintra está com imagens como aquelas que apresentamos resumidamente. 

Isto é uma vergonha para todos os sintrenses, desde o Casal de Cambra ao Barrunchal ou de S. João das Lampas a Varge Mondar.

SINTRA NÃO MERECE POLÍTICOS DESTES. 


Sem comentários: