quarta-feira, 1 de maio de 2019

1º. DE MAIO: ENVERGONHA POLÍTICOS E GRANDES SUPERFÍCIES


Que democracia temos? 

O que se tem passado em relação aos direitos dos trabalhadores faz meditar sobre o tipo de democracia que temos, em que se legisla frequentemente contra eles.

O escândalo autorizado de horários de trabalho que descontextualizam as famílias e outras invenções patronais como horários mais curtos afectam a vida e a demografia.

O pagamento de salários superiores ao mínimo mas com descontos sobre valores mais baixos terá reflexo nas futuras pensões e na constituição dos seus Fundos. 

Neste quadro, de total anarquia sem que o Estado intervenha para moralizar os costumes, só iremos assistir à degradação progressiva dos direitos sociais. 

A vergonha dos horários praticados

A grande maioria dos cidadãos nem se apercebe do que é feito aos trabalhadores em grandes superfícies no que toca a horários e segurança no trabalho. 

Pensamos nos que entram ou saem depois da meia noite? Se transportes públicos e quando as ruas estão desertas? Que não têm conjuges ou filhos?

Imaginamos as lesões causadas a homens e mulheres por puxarem pesadas cargas para a manutenção dos produtos em exposição e aumento das vendas? Vão ver. 

Saberemos - todos nós consumidores - o que é almoçar às 10 horas ou jantar às duas ou três horas da tarde para se cumprirem horários de turnos?

Nem o 1º. de Maio é respeitado

Vejamos dois casos, um deles de uma empresa cuja administração ao longo dos anos qtem querido dar a imagem de "amor" aos seus colaboradores. 

A Biedronka é extensão dos negócios do grupo Pingo Doce na Polónia. Mas lá não fazem o que querem e são obrigados ao cumprimento de regras:

Não só hoje é feriado como aos Domingos estão encerrados

Vejamos também o grupo Auchan que, em Paris, também está fechado hoje e não pratica os horários que em Portugal os responsáveis autorizam:


O que se passa em Portugal, 45 anos depois de Abril, envergonha toda a classe política que se tem colocado de cócoras perante interesses de grandes grupos.

Torna-se, assim, mais um Dia de Luta por condições de vida mais dignas. 

Hoje, Dia Mundial dos Trabalhadores, fica uma última imagem que constitui, no local onde está instalada, uma homenagem ao esforço de quem trabalha:

Homenagem aos trabalhadores do Dique do Norte, na Holanda

Votos de um Bom Dia a todos os trabalhadores. 


  




Sem comentários: