sexta-feira, 29 de junho de 2018

SINTRA: S. PEDRO, A FREGUESIA QUE AINDA NÃO "MATARAM"...

A Lei 11-A/2013, de 28 de Janeiro, concretizou uma das maiores patifarias politicas em Sintra ao eliminar a Freguesia de S. Pedro, na Vila a mais extensa e populosa, com o Castelo dos Mouros e Pena e nome de Santo honrado com Feriado Municipal.

Decisores e conluiados com essa afronta aos Sanpedrinos nunca deixaram de ter - na consciência - um certo peso que lhes roubaria o sossego, passando por S. Pedro para limpeza de alma, pelo menos em dias de ofício santificável. 

De tal forma a falta de capacidade tem entroncado na consciência, que - passados 5 anos - ainda hoje lá apanhámos um objecto histórico, simples mas valioso, que não permite que se esqueça que S. Pedro sempre teve vida e alma próprias.  


Este simples adorno de trânsito, enferrujado mas cuidado e que certamente se vai arrastando daqui para ali e vice-versa, mantém viva a nossa saudade da freguesia que ainda sobrevive, tão abandonada como estava naquela altura, MAS VIVA.

Hoje, Dia de S. Pedro, no Largo D. Fernando, debaixo de árvores que ainda não deram lugar a parque de estacionamento pago, havia - como sempre ao longo de anos - longos convívios à mesa, entre Sanpedrinos e outros sintrenses.

Foi Dia de S. Pedro, o nosso Padroeiro. 


Sem comentários: