domingo, 19 de novembro de 2017

SINTRA: MOVIMENTO "NÃO A CARROS NA SERRA DE SINTRA"

Uma vergonha contra a Humanidade

É uma vergonha o que se passa de desrespeito pela Natureza na Serra de Sintra, com milhares de viaturas em permanente acesso, sem condições de circulação. 

Qualquer viatura vai pela Serra acima em busca do Castelo ou da Pena. Muitos não entrarão nesses locais históricos porque há portões fechados.

São carros, carrinhos, triciclos barulhentos fazendo de táxi. Depois uns escolhem onde melhor estacionar entre árvores, pisando o coberto vegetal seco e inflamável. 

Será que os políticos perderam a vergonha ou não são capazes de resolver - de uma vez por todas - aquilo que lhes é exigido para defesa Ambiental e Patrimonial?

Como é possível que, sabendo dos riscos para pessoas, bens e Natureza, os políticos representados na Administração de uma empresa de capitais exclusivamente públicos sejam cúmplices na oferta deste tipo de "estacionamento"?



É inacreditável que se promova o Turismo de Sintra sem se ter - à frente de tudo - cuidados com a salvaguarda das condições de segurança para os visitantes.  


Se há tantos milhões apliquem-se em medidas estruturais

Com tantos milhões propalados amiúde, teria sido ocasião para resolver este gravíssimo problema que tira o sono a milhares de sintrenses...mas não ao políticos. 

A construção de parques de estacionamento periféricos em silos (principalmente no Ramalhão) seria uma opção desejável, devidamente programável. 

O investimento numa frota de viaturas com menos de 30 lugares, permitiria (até com custo incluído no estacionamento) os acessos ao Centro Histórico e à Serra.

Veículo usado para se aceder a Taormina (Património da Unesco)

Deveriam ser proibidos passageiros de pé em circulações autorizadas, experiência que os responsáveis pelo Turismo em Sintra nunca terão apreciado.

Somente viaturas expressamente licenciadas para serviço público, tendo em conta a facilidade de circulação, defesa ambiental e sonora fariam acesso à Serra.

Apoios logísticos e acesso de funcionários seria sempre pelos portões de Santa Eufémia, num caminho criado pela Parques de Sintra e infelizmente consentido.

Estas seriam soluções que se impõem e que - na mira de amealhar dinheiro - nem a Câmara nem a Parques de Sintra desenvolvem a bem da nossa Serra. 

Palavreado há sempre muito, é altura de se exigir acção. 

"NÃO A CARROS NA SERRA DE SINTRA" um movimento com rodas para andar. 

Uma sugestão em marcha. 

Bom Domingo para todos.


Sem comentários: