domingo, 12 de novembro de 2017

LUBECK...E "DER TEUFEL" SEU SIMPÁTICO ANFITRIÃO...

Neste Domingo viajamos para Lubeck e, para chegarmos cedo, apanhámos o voo Tap das  7,20h devendo chegar (se cumprir horário) a Hamburgo às 11,40. O comboio regional S1 nos levará a Lubeck, cerca de hora e meia depois. Vale a pena. 

O Diabo simpático...

A Marienkirche, ao lado da qual se senta o "Der Teufel"

O Centro Histórico da belíssima cidade medieval de Lubeck, Património da Unesco, justifica esta nossa curta viagem de Domingo, convictos de que gostarão.

A zona que constitui Património da Humanidade é uma Ilha. 

Antes de nos embrenharmos pelas estreitas ruas e pátios, devemos apresentar o simpático diabo da foto acima e que está ligado a uma lenda fantástica...

Nada consta sobre "Der Teufel" (o diabo) ser apreciador de vinho. Depois de um bombardeamento destruir a Igreja Maria, aquando da reconstrução o "diabinho" foi enganado, dizendo-lhe que seria uma casa de vinhos. 

"Der Teufel" foi enganado até que, ao descobrir a verdade, ameaçou destruir tudo...levando então a que lhe prometessem uma Adega em frente, para o apaziguar.

Cumprida a promessa, não deixou de se mostrar junto à Igreja, recusando-se a entrar nela mas podendo observar a desejada Adega (que ainda lá está).

Para memória, a escultura está na parte exterior da Igreja, mostrando um Diabinho bem disposto, dialogante e disponível para quem se queira sentar ao seu colo.     

Seguiremos para a Praça do Mercado, onde é a Rathaus (Câmara Municipal), frequentemente ocupada em actividades diversas, nomeadamente Culturais. 


Lubeck é uma cidade orgulhosa de ser Património da Humanidade e os seus habitantes não só a defendem como contam com as populações vizinhas na partilha. 

O Centro Histórico visto da margem oposta à Ilha

Na margem oposta à Ilha, o Rio Trave e a sua margem dão uma sensação de calma que nos rejuvenesce o espírito e conforta a alma.

A outra margem vista do Centro Histórico

Na zona residencial nota-se o gosto dos moradores, a reserva dos espaços e a calma que por lá se vive e a higiene ambiental, sem lixo e sem barulhos. 

A calma, a higiene, o bem estar

Viver assim é qualidade de vida garantida


Fica uma vista Panorâmica da cidade (vista da Igreja de Pedro) com as casas que foram armazéns no tempo da Liga Hanseática e a Holstentor com o seu Museu.

O Sol por vezes é tapado por umas nuvens e a temperatura rondará os 6 graus. 

O regresso impõe que deixemos uma das mais belas e calmas cidades da Alemanha, onde não há ruidosos escapes de Tuk-Tuks, nem trânsito engarrafado. 

É, justamente, Património da Humanidade e isso ´merece o respeito de todos.

Para todos Votos de Boa Viagem e que passem um Bom Domingo. 


Sem comentários: