quarta-feira, 28 de junho de 2017

SINTRA: LEMBRAR AS PERAS CARAPINHEIRAS...

Cada vez há mais pessoas que desconhecem os sabores antigos de algumas frutas, nomeadamente de algumas variedades de peras, entre elas a carapinheira.


São peras mais pequenas, redondas, muito suculentas e de sabor tão delicioso que constitui um néctar com que anualmente nos deliciamos.


Rigorosamente pura, sem qualquer tipo de química, este é o aspecto da minha pereira carapinheira, que plantei há mais de 20 anos e preservo com o maior cuidado.

Daqui por uns dias, ela irá retribuir tudo, tornando os seus frutos com a coloração ligeiramente amarela que é a sua forma de nos avisar que "está na hora".

Confesso que é, de todas as minhas árvores, a mais fiel. A que garante sempre mais peças de deliciosa degustação, de boa qualidade, em quantidade apreciável.

Face aos ventos que nesta época começam a aparecer, são precisas medidas para que nenhum dos frutos se estrague ao cair, pelo que foi montada uma rede à sua volta.

Felizmente, ainda é possível recordar-se estes pitéus de outros tempos, numa época em que toda a fruta é pulverizada, calibrada e de produção intensiva. 

Esta é uma pereira antiga...nos tempos modernos. 

É a minha pereira. Estou obrigado a preservá-la. 

E a saudá-la, enquanto agradeço. 




  

5 comentários:

Unknown disse...

Magnífico

Anónimo disse...

Não pode haver melhor. Um verdadeiro maná caído do céu.

Anónimo disse...

Estimado Visitante,

Grato pelas suas palavras perante uma fruta tão sensível e que tem vindo a desaparecer.

Este ano, creia, receei bastante que a árvore não resistisse a tanto pó de cimento e outros componentes de construção que, com o vento, a queimaram parcialmente.

Depois foi o sol, a falta de chuva.

Mesmo assim, para quem uma só seria bastante para a saborear e sentir, foi realmente um maná.

Grato, volte sempre.

Fernando Castelo

Anónimo disse...

Também eu tenho imensas saudades de saborear essas pequenas pêras …sabe onde poderei adquirir essa variedade de pereira?

Anónimo disse...

Sabe onde se vende essas pereiras?