É longa a história de denúncias sobre os malefícios para Sintra de tanta concentração de veículos no Centro Histórico. Uma das últimas foi em 2013 (p.f. clique)
Para atenuar tão grave problema, a Câmara Municipal tem estado a estudar as melhores alternativas que permitam aos visitantes gozarem e apreciarem Sintra.
Mas Sintra, recheada de especialistas e de - certamente - bem intencionados resistentes, entre problemas a resolver, vê-se a braços com alguns quase diabólicos.
Daí que não resistamos a citar algumas situações expostas em recente Sessão de Câmara (aberta ao público) e onde se colocaram problemas de certa complexidade.
Para ajudar os leitores, a foto que segue concilia as opções da influência do sentido do trânsito nos negócios, podendo sacrificar esforçados investidores.
Qual o carro que serve o comércio local? O da esquerda ou o da direita?
Um investidor em viaturas tão ao estilo asiático do Vietname, Malásia ou Tailândia, discorda da circulação no sentido do carro claro pois a paisagem fica nas costas. Se a circulação fosse no sentido do carro da esquerda...isso sim.
Solução? Aqui vai a nossa, simples e prática: - De manhã, sem Sol de frente, no sentido da direita; à tarde, com Sol por detrás, no sentido da esquerda.
Mais complexos, os efeitos no negócio de uma pastelaria perto da Câmara.
A certa altura ficámos confundidos, sem percebermos se os carros eram bons ou maus, se eram os engarrafamentos que garantiam clientes ao estabelecimento.
Pastelaria: horário 9,30-18,00 h (Sábados, Domingos e Feriados: 9,30-19,00 horas
Tendo em conta a crise, já tínhamos reparado num pormenor relevante e que nos leva a exibir o horário de funcionamento de um estabelecimento de pastelaria.
Muitas pessoas, turistas e trabalhadores da periferia, antes das 9,30 da manhã não podem ser consumidores de tal estabelecimento, tal como depois das 18 horas.
Isto sabendo-se que tem aumentado o número de turistas que chegam de comboio cada vez mais cedo e desejosos de tomarem algo antes da jornada a que se abalançam.
Também, para agrado, haverá soluções expeditas: - 1) Volta do Duche sem trânsito entre as 18 horas e 9,30 do dia seguinte e trânsito devidamente engarrafado nas outras horas; 2) Residentes e visitantes impedidos de pequeno-almoço antes das 9,30.
Dessa forma, em tempos de crise, a promoção turística: "Esteja na cama até tarde".
Realmente, em Sintra é tudo muito complicado...
Só falta aparecer uma campanha a favor de carros no Centro Histórico...
Sem comentários:
Enviar um comentário