segunda-feira, 11 de maio de 2015

SINTRA: MOÇÃO DO PSD SOBRE A PARQUES DE SINTRA

Na Sessão de Câmara de 28 de Abril último, os Vereadores do PSD apresentaram uma importante Moção que, devendo ser conhecida em Sintra, por razões que nos escapam não mereceu destaque nos media sintrenses ou canais privilegiados.

Na Moção é considerado que, enquanto membros do governo podem "dirigir instruções" à empresa Parques de Sintra - Monte da Lua, o Município de Sintra, gestor eleito do território, não possui idêntica faculdade, com os reflexos daí decorrentes.

Assim, o Município (digamos o governo de Sintra) não tem tido "capacidade de condicionar ou influenciar as políticas definidas" impossibilitado de fazer valer as suas posições perante a restante administração nomeada pela maioria do capital (Estado).

"Não é mais tolerável que a Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. continue a ser gerida de costas voltadas para a sua envolvente, com orientações provenientes de pessoas e/ou estruturas que conhecem este território essencialmente dos eventos cuidadosamente ensaiados nos diversos monumentos e espaços sobre gestão desta sociedade". Lê-se nos Considerandos.


Propostas aprovadas

Da Moção, foi aprovado que o Município de Sintra exija ao Governo a abertura de negociações para o Município deter pelo menos 50% do capital da empresa;

Na impossibilidade de acordo, que seja fixada uma disposição em que o Governo nomeie o Presidente e um Vogal e o Município um Vogal, com a particularidade do Presidente ter de merecer a aprovação do accionista Município.

Foi mandatado o Presidente da Câmara para as acções seguintes.

Podia ter-se ido mais longe?

Como não temos informações privilegiadas (se as tivéssemos também não o diríamos) admitimos que a Moção do PSD foi até onde se visionava a sua aprovação.

Quanto a nós a Moção, porque há muita coisa a defender, nomeadamente a boa gestão e aplicação de dinheiros públicos, que não devem fugir da filosofia de contenção levadas a cabo pelo actual Executivo Camarário, poderia ter dado um maior ar da sua graça.

Por exemplo, a inequívoca maioria accionista por parte da Câmara Municipal de Sintra, acrescentando-se a visão de uma Administração com um só membro executivo, onde se ligariam projectos em vez de se sentirem eventuais concorrências.

Outros pormenores ficariam simplificados, nomeadamente preços de bilhética (IVA mais baixo) e outros eventos que deixariam de estar quase justapostos...

Congratulamo-nos pela acuidade da Moção do PSD, perspectiva que, finalmente, surgiu e foi aprovada pelos políticos de Sintra, sentimento que é da maioria dos munícipes.

Numa altura em que estará para breve a substituição da actual Administração, a Moção do PSD é um inegável contributo para soluções que a experiência recomenda.

Sintra não é território para concorrências...mas sim para convergências.


Sem comentários: