segunda-feira, 11 de agosto de 2014

SINTRA: UMA LIÇÃO...COM SUPORTE MUNICIPAL...

Tinha de acontecer um dia...foi hoje. Tinha de ser confrontado com as minhas deficiências em literacia e logo em plena pedonal da Heliodoro Salgado. 

Sem autoridades à vista, esforcei-me a ler os Avisos constante dos sinais colocados nos extremos dessa zona pedonal, quase permanentemente desrespeitados.

Julgava eu, bem entendido, que os Avisos eram claros...mas há excepções. Assim:



Julgava eu, nesta abusada inocência com mais de sete décadas, que no Regulamento de Sinalização Rodoviária, do Ministério da Administração Interna, este sinalinho redondo, branco no interior e vermelho à volta era o "C2 - Trânsito Proibido".

Por isso, quando às 11,25 horas de hoje vi uma viatura pintada com as cores municipais a entrar na Rua, descendo calmamente, notei ao condutor que, pela entidade envolvida, não "era o melhor exemplo" do cumprimento da sinalização.

Foi aí que o meu analfabetismo, que tanto procuro disfarçar, ficou totalmente as sabor do meu interlocutor que, com convicção, me assegurou (mais ou menos nestas palavras) que "estava a circular porque a proibição não se lhe aplicava".  

Claro que ainda notei que a sinalização era bem clara, que o regime de excepção invocado não estava lá previsto, mas fiquei quase sem fôlego e só queria fugir.

Como recordação, guardei uma foto "da excepção" no momento em que se preparava para estacionar um pouco mais abaixo.


Que mais poderei fazer?

Talvez pedir desculpa à Câmara Municipal, ao motorista em questão, louvar a sinalização existente por ser tão ampla, felicitar os desrespeitadores que colocam piscas e seguem em frente, porque - afinal - apenas eu não consigo ler os sinais.

Bem hajam...analfabeto sou eu!


Sem comentários: