sábado, 23 de agosto de 2014

LEAVENWORTH, CIDADE "BÁVARA" QUE VIVE DO TURISMO...

"Estamos ansiosos para tê-lo como nosso convidado!" - do Icicle Creek Center for the Arts 

Destaca-se a elegância do convite. Não admira a qualidade da resposta. 

Leavenworth é uma bela cidade com pouco mais de 2000 habitantes, situada numa região onde co-existiam várias tribos indígenas que se dedicavam à pesca e à caça.

Com o aparecimento de colonos em busca de ouro e peles, a primeira cidade fundou-se em 1890, mas só em 1906 se desenvolveu graças à instalação de uma serração de madeiras que aproveitou a chegada dos caminhos de ferro. 

Quando a estação mudou para mais longe a economia local foi duramente atingida.

Então, a sua população decidiu lutar por alternativas. Sem património histórico relevante, todos os habitantes eram uma equipa determinada. Fixado o objectivo, em cerca de 50 anos fizeram as transformações previstas no ambicioso projecto.

Torneando as dificuldades, e situada numa zona de características alpinas, a Vila decidiu adaptar-se ao estilo bávaro como forma de desenvolvimento turístico, o que viria a dar excelentes resultados. Hoje tem mais de 2 milhões de turistas a visitá-la:

No Lions Club Park

Diga-se que contaram com preciosos apoios de duas organizações de solidariedade -  os Lions e os Rotary - cujo agradecimento está publicamente expresso.

Hoje, dá gosto usarmos os espaços. Muitos (e cheios) restaurantes com comida bávara. Duas dezenas de Hotéis, Resortes e boas Pensões. À volta, surgiram mais de 30 Parques de Campismo e Caravanismo, com comodidades e preços acessíveis.

Um veículo que serve para a promoção do turismo, com folhetos explicativos

Zona Pedonal - Aproveitada com exposição e venda de pinturas. Uma dificuldade em Sintra... 

A placa na parte superior do banco é de homenagem a um Presidente do Lions

Jardim público

Edifícios no estilo típico da Baviera

Turismo vocacionado para a fixação dos visitantes

Em Leavenworth as elites passam despercebidas porque é uma sociedade livre de vaidades pessoais, porque todos os estratos se completam.

Praticamente todos os projectos turísticos de Leavenworth passam pela cultura de excelência que se sente nos mais pequenos pormenores. Até programas desportivos envolvem sempre algo cultural, de convivência, de partilha. 

Assim, há espectáculos de Ópera, uma Orquestra Sinfónica Jovem, Teatros, Coros e Bandas, Festival Anual de Cinema. Realiza-se uma Celebração Internacional do Acordeão e um Festival de Danças Internacionais.  

Um Festival da Cerveja realiza-se para obter fundos de apoio à manutenção do Nussknacker Haus (Nutcracher Museum) que tem uma colecção com cerca de 6.000 quebra nozes. Que exemplo fantástico...

O Lions Club promove pequenos-almoços comunitários. Mas também um Festival de Primavera para Observação de Pássaros, outro Festival de Bicicletas Feminino, são promovidas visitas a fazendas agrícolas e vinícolas.

Além do Festival da Folha do Outono tem também o Oktoberfest que mobiliza muitos milhares de pessoas durante longos dias. 

Permita que convide a clicar nos endereços electrónicos abaixo indicados. Poderá apreciar o que é feito - pelos seus habitantes e para o turismo - nesta cidade com tão pouca população e que é a mais pequena do Estado de Washington.

Um exemplo de romantismo, turismo que aproxima pessoas

Apresento uma foto que considero bela no seu enquadramento. É enriquecida por duas pessoas suficientemente afastadas. Tirei a foto exactamente por isso.


Nunca se tinham visto e ali começaram uma conversa cujo teor desconheço. Cada um era do seu Estado e naquele dia terão trocado palavras, opiniões ou algo mais.

Acabei por apenas saber mais dele: Tinha 86 anos, antigo piloto de helicópteros, combateu em duas das mais sangrentas guerras: Coreia e Vietname. Um herói.

Nunca tinha falado com um herói, até se sentar perto de mim quando jantei.

Foi-me difícil dormir nessa noite.



Uma saudação: À Dra. Cheri Kelley Farivar, que foi Mayor da Cidade e agora é Perfeito, pelo trabalho feito em prol da cidade onde nasceu e pelas preocupações que sempre teve com os moradores e territórios vizinhos, empresas e visitantes. 


Sites sugeridos para avaliação dos projectos e actividades:
www.icicle.org   www.leavenworthvillagevoices.org      www.leavenworthecho.com     www.leavenworthfilmfestival.org     www.leavenworthalefest.com     www.nutcrakermuseum.com    www.leavenworthlions.com       www.leavenworth.org   www.leavenworthspringbirdfest.com    www.dasradhaus.com     www.cascadefarmlands.com      www.accordioncelebration.org      www.leavenworthinternationaldancefestival.org         www.autumnleaffestival.com     www.leavenworthoktoberfest.com   







Sem comentários: