sábado, 2 de agosto de 2014

SINTRA: NO PRÓXIMO DOMINGO...APRECIE AZULEJOS E ARTE

Amanhã é o primeiro Domingo de Agosto. Muita gente visita Sintra, em muitos carros o desespero tomará conta dos ocupantes que ficarão impedidos de caminhar nas ruas estreitas do Centro Histórico, de apreciar espaços seculares.

Infelizmente, na última dezena de anos foi mais fácil adiar a solução dos problemas decorrentes da falta de estacionamento do que implementar formas de mobilidade que permitam a estadia mais demorada dos visitantes de Sintra.

Soluções? Montes delas. É preciso empenho forte e determinação.

Até que mude este estado de coisas, sugerimos que venha de comboio, confortavelmente, com circulações de 30 em 30 minutos, ligando a Lisboa (Rossio), Alverca ou Azambuja a Sintra.

Se chegar de carro, depois de passar o Arco do Ramalhão siga sempre pela Direita - Estrada de Chão de Meninos e, antes de chegar à Vila de Sintra, vire à direita e procure o espaçoso estacionamento que pode ver à sua esquerda.  

Será uma má ideia ir para a Serra, primeiro pelo custo dos transportes, depois porque - se não tiver o "privilégio" de ser português ou estrangeiro residente em Sintra - tem de optar entre a bolsa ou os custos das entradas.

Sugerimos, então...

Chegando à Estação de Sintra, se descer na rua à esquerda verá os Paços do Concelho, um belíssimo edifício projectado por Adães Bermudes e concluído em 1909. Num edifício ao lado, apreciará este belo e expressivo painel de azulejos,



Caminhando pela Volta do Duche (por favor não repare naquele negro e monstruoso candeeiro, ali colocado em 2012 e que tarda em ser retirado) poderá apreciar outros conjuntos antigos de azulejos com grande riqueza artística,

S. Expeditus (Rua Visconde de Monserrate)

De 1758 (3º ano depois do terramoto) na Praça da República

Na Rua consiglieri Pedroso (caminho para o Palácio de Seteais)

Na Rua Consiglieri Pedroso (caminho para o Palácio de Seteais)

Estes são alguns desafios, porque há muitos mais. 

Caminhe até Seteais, entre nos seus jardins e, passando sob o Arco, apreciará uma das mais fantásticas paisagens, com o Atlântico ao fundo.

Será difícil tomar a decisão de regressar, pelo que a fará por fases.

Sugerimos...

Entre os Paços do Concelho e a Estação da CP encontrará o Restaurante Apeadeiro, onde poderá almoçar ou jantar num ambiente de grande simpatia e amizade.

Mais...a cultura ao dispor de todos...

Aprecie a Arte expressa em pintura e escultura, património municipal. Entre as 14 e as 20 horas, visite o Museu das Artes de Sintra (apenas 1 euro para idades inferiores aos 65 anos e grátis para Jovens e mais idosos). 

Na Galeria de Exposições Temporárias estão obras de Margarida Neto "(IN)terioridades", professora e pintora, representada em várias instituições e colecções particulares.

Será, de certeza, um dia bem passado.

Os sintrenses sentir-se-ão gratos pela sua visita.





1 comentário: