quinta-feira, 1 de junho de 2023

SINTRA: D. FERNANDO II E SUA ADMIRÁVEL TOLERÂNCIA

Na sua simplicidade, só nas placas toponímicas consta o nome de D. Fernando II  

Ingratidão

Não é fácil dirigir-me a Sua Majestade Fidelíssima, dobrado pela vergonha que sinto e, não fosse a Vossa condescendência, mereceria as chibatadas que não autorizará.

Sua Majestade criou empatias com o Povo, defendeu património, incentivou a uma sociedade erudita e inovadora, foi tolerante com a baixeza de tantos políticos. 

Por tais dotes, Sua Majestade deixou a tão bela Coburgo rumando a Portugal onde, mais tarde, recusaria convites para se tornar Rei da Grécia e depois de Espanha.

Amou as Artes e a Música, mandou construir o Palácio da Pena, justificando-se que Sintrenses de Bem o quisessem perpetuar na Praça D. Fernando II.

Tornou-se então a Praça D. Fernando II na expressão respeitosa de um Povo, um espaço único em que deveria lá constar apenas o nome do Soberano.

Todavia...

Há algum tempo surgiram no espaço sintrense alusões a "alterações", "projetos" e "estudos" que, à partida, não auguravam muito de bom à histórica Praça.

Na sua simplicidade, o povo simples criou expectativas dos melhoramentos que engrandeceriam a Praça D. Fernando II e prestigiariam o Monarca.

Sentia-se que existindo na Praça apenas com duas singelas placas toponímicas referindo Vosso nome era altura dos passos devidos para maior Honra do Local.

Uns sugeriam uma estátua Vossa, outros que a Escola do Património de Sintra fizesse um painel de azulejos com a Imagem, outros um coreto para festas musicais.

Houve até quem, justamente, se falhassem os desejos anteriores, sugerisse que a antiga Fonte das Rãs - em má hora desmontada - fosse reconstruída no local.

Mas...

No tempo de Sua Majestade também haveria quem preferisse a manipulação como parte de suas vidas (deles) pelo que não espantam hoje divergências da verdade.


Com a data 30 Maio 2023, dizia a notícia: "Foi em ambiente de festa que a Câmara Municipal de Sintra inaugurou a Praça D. Fernando II". 

A peça em si, divulgadora do ato, nem destacou que o Honrado nome de Sua Majestade não foi citado nas intervenções...salvo "Praça D. Fernando II".

Foi uma cerimónia exemplificativa dos valorosos políticos de agora, mostrando-se ou posando em fotos para a posteridade com exuberantes alegrias. 

Ainda nos disseram que, para a posteridade, se descerrou na Praça uma placa com o nome de dois políticos, honra que Sua Majestade - que mereceu o nome - não tem.

Em tese, este Ato criou-nos medo pela incerteza: Se futuramente qualquer remodelação de redes, até de esgotos, justificarão memoriais...


3 comentários:

Joao Diniz disse...

Excelente artigo para figurar a descaracterização de uma praça histórica de Sao Pedro de Sintra confirmando a insensibilidade dos homens da politica

Joao Diniz disse...

Excelente e oportuno artigo sobre as recentes obras de descaracterização de uma praça histórica - a Praça D. Fernando II em S. Pedro de Sintra, vulgo Lg da Feira - à mercê de politicos insensiveis e impreparados que mais parecem protagonistas de um qualquer plano para desfigurar este LUGAR ÚNICO que é Sintra. Ontem Gandarinha, Pousada da Juventude, Vila Galé, Qta de St António, velhinho hospital+capela. Hoje a Praça D. Fernando II, para amanhã outro qualquer "crime" nos desassossegará. E Sintra não devia ser nada disto!

Fernando Castelo disse...

Caro visitante e Amigo João Diniz,

Ao agradecer a sua visita a este Blogue que não tem pretensões nem anda em busca de mordomias e tão somente procurar desmascarar até certo ponto as "patifarias" que vão sendo feitas, permita que lhe diga em breve este assunto terão continuação.

Sabe, a hipocrisia política não tem - neste tempo - limites que pudéssemos checar com a grau de vergonha de certas figurinhas.

Um abraço e solidariedade com os desgostos por que Sintra vai passando.