sábado, 1 de abril de 2023

SINTRA: BASÍLIO HORTA NUM INVESTIMENTO HISTÓRICO?

Parque da Liberdade brilhará para todos nós?

Diz-se que abaixo da Gandarinha serão a cascata e o Lago Monumental

A confirmar-se, devemos saudar o grande projeto em Sintra, no qual Basílio Horta, Presidente com Pelouro da Gestão do Território, se ligará ao Parque da Liberdade.

Um Sintrense de relevante prestígio, geralmente bom informado, pessoa sem interesses escondidos, teve a gentileza de nos transmitir algo de grande relevo.

Consta que "Sua Senhoria terá decidido gastar uns largos milhares de euros para construir, no Parque da Liberdade um Lago Monumental alimentado por cascata".

Pensa-se que tal decisão se deverá à forte sensibilidade pelas preocupações da ONU no que concerne ao uso de água potável e imperativo controlo da sua utilização.

Com um Lago Monumental, Sua Senhoria até atenuará o trauma de milhares de sintrenses devido à degradação do Parque da Liberdade nos últimos 10 anos.

A decisão dever-se-á a vários pormenores: - O discurso pleno de entusiasmo a ser feito no 25 de Abril e um falado relatório de vários técnicos assente em 6 pontos:

1. Receio de vampirismo no desvio de lençóis freáticos, secando algumas fontes, levando a sensibilidade camarária a algo nunca visto: - Atestá-las de terra e flores;

Responsáveis pela agressão de transformar a Fonte com 43 anos em floreira?

2. Penalizarem-se eventuais responsáveis pelos desvios, recuperando os cursos de água e encaminhando-os para um só com elevado caudal para o novo Lago;

3. A significativa retenção de água no Lago permitirá as regas da Volta do Duche, reduzindo o aparente recurso a água dos SMAS tratada para consumo público;

4. Necessário inquirir se o verdejante da Volta do Duche é mantido com regas de água dos SMAS, tratadas para consumo público, quando se deve poupá-la;

5. A confirmar-se o uso de água tratada para fins de regas, tomar medidas que responsabilizem quem, omitindo, contribuiu para Sua Senhoria ignorar;

6 . Com o Lago Monumental (e até com a água que corre mais abaixo) o verdejante manter-se-á, para satisfação de todos nós, incluíndo defensores ambientais.

Rio do Porto...e a água corre para o mar...

Excelente decisão...

Com obra de tal grandeza, tudo indica que Sua Senhoria não abdicará do cargo a meio do mandato, frustrando eventuais saracoteios de sonhos para seu substituto.

A opção do Lago Monumental, embelezado pela cascata, será um ponto alto da gestão de Sua Senhoria que não abdicará de inaugurar tão promissora obra. . 

Desta forma, tão oportuna obra creditará a veia investidora de Basílio Horta, apanhando de surpresa personalidades com pouco estigma que por cá aparecem.

É de esperar que Sua Senhoria diga aos munícipes quantos milhares de metros cúbicos de água dos SMAS têm servido para regas...e seus custos para a Câmara. 

Por fim, entre tantos membros de seu gabinete e a rica panóplia de "Conselheiros", terá sido alguma dessas personalidades a dar o alerta?

Êxito garantido...

O êxito deste projeto terá a virtude de criar espaço para que algumas personalidades - tão atentas - se realizem nas vertentes de louvação e gratidão.

Admite-se mesmo que, pela incapacidade de dominar a verve, haja quem espalhe pelo mundo a grande notícia, certamente numa gratidão incapaz de se conter.

Quanto a nós, pese o entusiasmo que poderia resultar de tal decisão, já não acreditamos que tudo não passe de ilusões, infelizmente tão frequentes em Sintra.

Disseram-nos ainda que a Inauguração estará prevista entre Junho e Agosto de 2025, a tempo de ser apreciada antes das eleições que decorrerão nesse ano. 

Neste primeiro de abril de 2023, ficamos à espera da inauguração.


Sem comentários: