quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

SR. PRESIDENTE, DE PARABÉNS DURANTE A 106ª VIAGEM

Confessamos - e podemos comprovar pela ata da Mesa de Votos - que não contou comigo para ascender ao cargo Máximo desta República  vinculando-se a elevadas sacrifícios de vária ordem. Todavia, não estamos desobrigados  de acompanhar a rica vida política de Vossa Excelência.

Visível o ar de cansaço na 106ª viagem, desta feita a Cabo Verde

O êxito

Preocupamo-nos, amiúde, das empenhadas atividades de Vossa Excelência, das sélfies partilhadas, das inesquecíveis intervenções como comentador.

Seria impossível não reconhecermos - antes de saudarmos - o elevado esforço que, com provecta idade, faz para conseguir realizar tão diversificadas viagens.

Se Vossa Excelência, nos seis (6) anos de "Presidente de Todos Nós", já efetuou - pelo menos- 106 viagens internacionais, imaginemos quantas terá feito antes.

Não deixará, então, de ser forte motivo de orgulho para os trabalhadores com salários dos mais baixos da Europa, saber das viagens que já fez com acompanhantes.

Quando, hoje em dia, tantos dos NOSSOS jovens abalam em busca de futuro, Vossa Excelência não deixará de explicar porque entram outros sem formação.

Em 106 viagens, oneradas, tantas vezes, com comitivas elevadas, Vossa Excelência tornou-se invejado pelos Seus Pares de países ricos, que tão pouco viajam.

Aqui residirá, estamos certos, uma alargada curiosidade de outros Países mais ricos, que gostariam de saber como num País pobre o dinheiro abunda desta forma.

O êxito das viagens de Vossa Excelência é inversamente proporcional ao sofrimento dos que não ganham o suficiente, sem assistência médica, sem escolas.

Últimos êxitos...

Inesquecível a 105ª. viagem, ao Catar, logo o primeiro (o diabo teceu-as e outros, de malas aviadas, não foram) numa simbiose de futebol e direitos humanos.

Foi emocionante saber-se como os catarenses se sentiram gratos e meditaram de olhos fechados nas palavras de um destacado Presidente Ocidental.

Na 106ª viagem...os parabéns

As inundações da passada sexta-feira, com danos incalculáveis para estratos mais débeis da população, levaram-nos a recear que, até em Belém, tivessem ocorrido.  

A Proteção Civil avisava para perigos em curso e só descansámos quando na TV mostraram Vossa Excelência, são e salvo, em Cabo Verde, na 106ª viagem.


Fraternidade e boa disposição nos abraços entre Povos Irmãos

Na falta da emoção das sélfies, foi interessante ouvir o comentador perorar sobre o jogo Portugal-Marrocos, sem recordar a Tabela dos Dias Felizes e Não Felizes.

Enquanto isso, por cá, a tempestade tinha-se abatido sobre tantas zonas do país, havia quem tivesse morrido, o calor do conforto presidencial era indispensável.

Vivíamos a tempestade, receávamos que o avião com a comitiva pudesse ter problemas na aterragem, fazendo perigar a vida de Vossa Excelência. 

Num momento de confusão, enquanto nos preocupávamos, vimos Vossa Excelência a esbracejar, fazendo-nos recear que já estivesse no meio das inundações. 

Só depois escutámos - e nos apercebemos - que Vossa Excelência, graças a Deus, estava tomando a tradicional banhoca, desta vez na praia do Mindelo.

Soubemos, então, para nosso orgulho e alívio, que estava bem e quase a comemorar os 74 anos, garantindo que tomava sempre banho nesse dia ou na véspera.

Epílogo

Esta 106ª viagem representou o máximo orgulho para um Povo que, no meio de água, lama, danos elevados e perigos, teve boas notícias do seu Presidente. 

Foram os dois dias da Tabela de Dias Felizes, seguindo-se os tais 10 Dias Infelizes que Vossa Excelência citou quando disse "Não lhe perdoo.." a uma Ministra

Com atraso felicitamos Vossa Excelência pelo aniversário. 

E para o ano que vem? 


NOTA:

- Soubemos que Vossa Excelência está por cá, tendo-se realizado no dia 13 um Conselho de Estado;

- Apercebemo-nos de que duas (2) viagens previstas  foram adiadas:

   . a de 20 de Fevereiro de 2022 à Islândia  adiada sine die


Confiamos que, no próximo aniversário, seja qual seja o motivo, se banhe  nas águas quentes da Blue Lagoon, na cidade de Grindavik, na longínqua Islândia. 

   . Também a de  11 a 14 de Setembro de 2022 à Argentina também adiada sine die.  Esta poderia ter sido a 5ª. no mês de Setembro, depois  do Brasil, Angola, Reino Unido e Estados Unidos. 

Nesta, além das pampas, poderá viajar até à Antártida onde às vezes trabalha um português.




Sem comentários: