terça-feira, 27 de dezembro de 2022
SINTRA: SUA SENHORIA E UM PROBLEMA DA ORGANIZAÇÃO (3)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022
SINTRA: QUE MELHOROU COM A UNIÃO DE 3 FREGUESIAS?
O que nos faz meditar...
In "Jornal de Sintra", ed. 16.12.2022
E agora? Quem foi eleito como responde?
Como é possível e que suporte têm os autarcas eleitos pelo Poder Local para a União de Freguesias não terem acautelado, até agora, estas situações?
Não pode ter sido despiciente saberem das desviantes incompatibilidades no território da antiga Freguesia de S. Pedro de Penaferrim que não se confina ao burgo.
Não foi para isto que o Poder Local Democrático se institucionalizou.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022
SR. PRESIDENTE, DE PARABÉNS DURANTE A 106ª VIAGEM
Confessamos - e podemos comprovar pela ata da Mesa de Votos - que não contou comigo para ascender ao cargo Máximo desta República vinculando-se a elevadas sacrifícios de vária ordem. Todavia, não estamos desobrigados de acompanhar a rica vida política de Vossa Excelência.
O êxito
Preocupamo-nos, amiúde, das empenhadas atividades de Vossa Excelência, das sélfies partilhadas, das inesquecíveis intervenções como comentador.
Seria impossível não reconhecermos - antes de saudarmos - o elevado esforço que, com provecta idade, faz para conseguir realizar tão diversificadas viagens.
Se Vossa Excelência, nos seis (6) anos de "Presidente de Todos Nós", já efetuou - pelo menos- 106 viagens internacionais, imaginemos quantas terá feito antes.
Não deixará, então, de ser forte motivo de orgulho para os trabalhadores com salários dos mais baixos da Europa, saber das viagens que já fez com acompanhantes.
Quando, hoje em dia, tantos dos NOSSOS jovens abalam em busca de futuro, Vossa Excelência não deixará de explicar porque entram outros sem formação.
Em 106 viagens, oneradas, tantas vezes, com comitivas elevadas, Vossa Excelência tornou-se invejado pelos Seus Pares de países ricos, que tão pouco viajam.
Aqui residirá, estamos certos, uma alargada curiosidade de outros Países mais ricos, que gostariam de saber como num País pobre o dinheiro abunda desta forma.
O êxito das viagens de Vossa Excelência é inversamente proporcional ao sofrimento dos que não ganham o suficiente, sem assistência médica, sem escolas.
Últimos êxitos...
Inesquecível a 105ª. viagem, ao Catar, logo o primeiro (o diabo teceu-as e outros, de malas aviadas, não foram) numa simbiose de futebol e direitos humanos.
Foi emocionante saber-se como os catarenses se sentiram gratos e meditaram de olhos fechados nas palavras de um destacado Presidente Ocidental.
Na 106ª viagem...os parabéns
As inundações da passada sexta-feira, com danos incalculáveis para estratos mais débeis da população, levaram-nos a recear que, até em Belém, tivessem ocorrido.
A Proteção Civil avisava para perigos em curso e só descansámos quando na TV mostraram Vossa Excelência, são e salvo, em Cabo Verde, na 106ª viagem.
Só depois escutámos - e nos apercebemos - que Vossa Excelência, graças a Deus, estava tomando a tradicional banhoca, desta vez na praia do Mindelo.
Soubemos, então, para nosso orgulho e alívio, que estava bem e quase a comemorar os 74 anos, garantindo que tomava sempre banho nesse dia ou na véspera.
Epílogo
NOTA:
- Soubemos que Vossa Excelência está por cá, tendo-se realizado no dia 13 um Conselho de Estado;
- Apercebemo-nos de que duas (2) viagens previstas foram adiadas:
. a de 20 de Fevereiro de 2022 à Islândia adiada sine die
. Também a de 11 a 14 de Setembro de 2022 à Argentina também adiada sine die. Esta poderia ter sido a 5ª. no mês de Setembro, depois do Brasil, Angola, Reino Unido e Estados Unidos.
Nesta, além das pampas, poderá viajar até à Antártida onde às vezes trabalha um português.

sábado, 3 de dezembro de 2022
SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA...E...MEM MARTINS TÃO PERTO
Sem sélfies
A ocupada agenda de Vossa Excelência tem postergado a visita para apreciar o que se passa sobre Direito à Saúde, no Centro de Algueirão Mem Martins.
Sabemos da falta de tempo para tudo e, com licença de Vossa Excelência, apreciamos o desgaste das 105 viagens levando a chama portuguesa pela estranja.
Com a Vossa permissão, na recente viagem ao Catar, aquela Conferência sobre Direitos Humanos enalteceu-nos significativamente e, por sorte, até havia futebol.
Pode até julgar-se que a equipa das quinas quase comprometia a vitória tais as vezes que os jogadores olhavam para o camarote onde Vossa Excelência se sentava.
Antes do Catar, tinha sido outra a viagem, esta ainda mais relevante, em Malta onde vários antigos presidentes se reuniram - depois de refeições - para balanços.
Ainda mais antes, naquela fantástica viagem aos Estados Unidos, em Tiburon e Sausalito ainda hoje se lembrarão de que "Portugal é a Califórnia da Europa".
Que falta faz por cá
Certamente por falha de Conselheiros, ainda não chegou aos ouvidos e olhos de Vossa Excelência o que se passa sobre Direitos à Saúde em Algueirão-Mem Martins.
Estamos certos que os Utentes que às vezes pelas quatro (4) horas da manhã esperam conseguir uma vaga, envolveriam Vossa Excelência em sorridentes sélfies.
Saberá Vossa Excelência que Algueirão-Mem Martins será a maior freguesia da Europa com os seus 68.656 habitantes mas só cerca de 16.000 têm médico de família?
Não seria exemplar que, naquela Conferência no Catar sobre Direitos Humanos, desse o oportuna exemplo do que se passa por cá? Mesmo sorrindo...
