sábado, 22 de outubro de 2022

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E A POBREZA

 "É um problema de fundo da sociedade portuguesa"...

Uma sociedade que não consegue, como um todo, poder público e todos os cidadãos, não consegue ultrapassar o problema da pobreza é um sociedade que, ainda por cima envelhecida, anda para trás, não anda para a frente, portanto é evidente que essa é uma meta fundamental" (Presidente da República, conforme abaixo s reproduz)

Questão prévia

Em qualquer dos atos, nunca o nosso (porque diz ser nosso) Presidente da República mereceu que lhe conferisse a eleição para o elevado cargo que desempenha. 

É certo que o devo respeitar mas tenho (diria temos) o direito à indignação perante algumas palavras, declarações e outras circunstâncias nitidamente supérfluas. 

Com comoção se escuta

Ao ver o Senhor Presidente a falar para os media sobre problemas cá de dentro, logo corro a pesquisar se está em Portugal ou espalhando a sua imagem pelo mundo.

Na realidade,, depois do regresso da 104ª viagem (a Malta e Chipre) para onde partiu em 5 deste mês, julgava-o ainda na 105ª. viagem, desta vez à Irlanda. 

Mas, não, parece que, desta vez, a peça que mostramos acima terá sido por cá, embora entretanto já possa ter partido para qualquer parte do mundo.

Como Alta Personalidade, razoavelmente se julga que parta bem acompanhado, com comitiva adequada à pobreza numa sociedade que "anda para trás".

Quanto custam as deslocações? Quanto custam instalações hoteleiras e ajudas de custo? De que convidados se trata, nomeadamente para as reportagens? 

O brilho destas 105 viagens e benefícios para a sociedade portuguesa, até farão corar de alegria todos aqueles cujo nível de pobreza os faz dormir sob pontes. 

Ficamos comovidos mesmo sem sabermos quanto nos custam estes périplos pelo mundo, a que acresce o fato de não serem ditas as boas coisas conseguidas.

Pelos benefícios trazidos, envolve-nos a comoção de termos um Presidente que viaja pelo mundo com mais facilidade que um trabalhador vai para o seu destino.

Vamos escutando o nosso Presidente com frases ricas de um país pobre, de mão estendida para subsídios, fazendo inveja aos Presidentes de países mais ricos.

Que Presidente abençoado nós temos.

Andaremos para trás, orgulhosos de um Presidente que anda para a frente. 


Sem comentários: