segunda-feira, 2 de maio de 2022

SINTRA...DITO HOSPITAL DE PROXIMIDADE...O QUE É?

Extrato do Despacho 10048/2021, de 8 de Outubro, do Secretário de Estado da Saúde

Leitores de Títulos

A manchete do Jornal de Sintra de 22 de Abril findo, destaca o "Hospital de Proximidade de Sintra" "O tempo e o Modo", com chamada para as páginas 8-9.

Quem apenas ler as gordas da manchete, pode deslumbrar-se e ir por aí, ruas e bairros, a levar a boa nova de que a população de Sintra irá ter um Hospital.

A ênfase da manchete não se ajusta a só na página 8 se falar no Despacho 10048/2021 sobre "gestão e funcionamento do HPS" e acessos na discreta página 9. 

Pesem as frequentes alusões a um "Hospital", não conseguirão convertê-lo no hospitali traditional que os sintrenses reivindicam e, inequivocamente, precisam.

Como se deduzirá facilmente do Despacho, não #é este o caminho que os sintrenses esperam de um Hospital para 400.000 habitantes. 

Descrito e Não Dito

Como acima mostramos (e assim consta do Despacho), o dito hospital (HPS) funcionará com "serviços de urgência básica" e "Internamento de convalescença".

Então nenhum jornalista se dedicou a perguntar - antes de qualquer publicação - o que isto quer dizer em termos de assistência hospitalar ampla às populações? 
  • Alguém perguntou - mas ainda não escreveu - se na Unidade funciona o "Banco de Urgências" 24 horas por dia, como sucede nos Hospitais?
  • Se para essa Unidade os serviços de socorro devem levar TODOS os casos de assistência médica urgente suscetível de implicar internamento?
  • Se não há Obstetrícia para onde vão grávidas e parturientes?
Por outro lado, relevante, algum jornalista perguntou sobre o que é:
  •  Internamento de Convalescença...se a Unidade é Básica sem Internamentos?
  • Ou Convalescentes virão de outro hospital para libertar camas?
Neste quadro, como se fala em 400.000 utentes, como se Todos forem abrangidos?

Qualquer jornalista poderá apurar estas questões e depois, com dados completos, difundir pela opinião pública que certamente agradecerá.



Nota: O Despacho 10048/2021 do Secretário de Estado da Saúde, distingue dois respeitáveis Autarcas de Sintra nomeando-os como membros da "Comissão de Acompanhamento", liderada pelo Presidente do Conselho de Administração do Hospital Professor Dr. Fernando Fonseca. 

Na peça do Jornal de Sintra apenas é referida a nomeação (posterior) dos mesmos Autarcas como membros da "Unidade de Missão" proposta posteriormente pale presidente da Câmara...Obviamente, não é a mesma coisa. 

2 comentários:

Joao Diniz disse...

O nosso Jornal de Sintra prestou um péssimo e tendencioso serviço à comunidade ao publicar sob o titulo "Hospital de Proximidade de Sintra O Tempo e o Modo", da autoria da sua administradora e socialista Graça Pedroso

Fernando Castelo disse...

Caro Visitante João Diniz,
Grato pela Sua visita a este blogue e ao comentário que teve a amabilidade de efetuar.
Na realidade sendo difícil deglutirmos o desaforo pelas dificuldades que se seguiriam, que fique a indignação pela mentira propalada com contornos de verdade, nitidamente a comprometer a "independência" do Jornal de Sintra, que em tantos anos tem a respeitabilidade coletiva.
É verdade que para algumas pessoas vale tudo.
Grato