quinta-feira, 19 de maio de 2022

Sintra: Quantos Estudantes Sintrenses na Faculdade de Medicina?

"Trata-se de um projeto que apresenta uma enorme valia social e cultural para o município a que tenho a honra de presidir" (carta do presidente da Câmara à Reitora da Católica).

Valia social

Pela ata da sessão de Câmara de 10 de Julho de 2018, a instalação da Faculdade de Medicina da Católica no "Campus" de Sintra gerou "enorme satisfação".

Prometeram-se "esforços" para melhorar acessibilidades e meios de transporte a usar por estudantes entre a Faculdade de Medicina e o Hospital da Luz em Oeiras.

A inauguração em 14 de Setembro de 2021 (haveriam eleições a 26 desse mês) gerou qualificados  entusiasmos que fizeram esquecer os três anos decorridos.

Quantos sintrenses ficaram orgulhosos por Sintra ter uma Faculdade de Medicina com apoios camarários da qual nunca iriam ter benefícios diretos ou indiretos?

É legítimo perguntar-se que reflexos se sentiram na vida dos sintrenses com as "mais valia social e cultural" que Sua Excelência destacou à reitora da Católica.

O discurso e a vida 

Quem, hoje como há três pretende ligar-se à zona da Universidade Católica para aceder ao seu posto de trabalho, como encontra a acessibilidade no Cacém?

Ou quem, ao fim do dia em sentido inverso, quer entrar no IC19 para regressar a casa, que dificuldades iguais de há três anos continua a encontrar?

E acessibilidades por transportes públicos para a população em geral, quando os "esforços" propalados pareciam direcionar-se a estudantes que não sintrenses?

Parece que andam por lá umas obras em rotundas ou nem isso. 

Quantos estudantes sintrenses?

Os elevados custos do Curso, num inglês ajustado a estudantes desse mundo fora, como foram ajustados aos jovens sintrenses que desejam carreira médica?

Em fim de ano letivo, Sua Excelência, com igual acuidade, deveria dar-nos um balanço de quantos jovens sintrenses frequentaram a Faculdade de Medicina. 

Aliás, uma justa e boa gestão, deveria ter contemplado - como contrapartida dos apoios sintrenses - um número de bolsas para jovens residentes em Sintra.

Se isso se concretizou - esperamos que o "êxito" de Sua Excelência o faça brilhar - teremos todos muita satisfação em conhecer a realidade da gestão. 

A nada ter resultado em benefício dos sintrenses e seus estudantes, então as velas não enfunaram com os aproveitamentos políticos pretendidos. 

Devemos saber os investimentos diretos da Câmara e benefícios recolhidos.


Sem comentários: