sexta-feira, 29 de abril de 2022

SINTRA: TANTOS ANOS DEPOIS...A RUA DOS ARCOS

Finalmente novo aspecto

Pelo menos, desde 2008, que nos temos insurgido contra a situação degradante e que envergonhava Sintra ali mesmo no Centro Histórico: A Rua dos Arcos.

Hoje, devemos fixarmo-nos no facto de, há poucos dias, a Rua dos Arcos se apresentar mais limpa, embelezada no piso, mais iluminada e de fácil circulação.

Esperemos que não se converta em banal refúgio de estacionamento...




Metade da história recuperada

Devemos salientar que, sabe-se lá com que autorização, os Arcos serviam para aceder aos edifícios, ficando o espaço entre eles livre, o que conferia beleza ao local.


Diga-se que, em tempos não identificados, a ofensa à História do Lugar consumou-se, deixando o Central de ter acesso pelos Arcos, mas por uma plataforma.

Em termos práticos, a Rua dos Arcos passou a ser mais um beco dos Arcos.

Finalmente, ao fim de quase 15 anos (julgamos como prenda do 25 de Abril) a Rua dos Arcos, mesmo tapada, alterou a sua respeitável imagem.

Não sabemos a quem agradecer por parte da Câmara Municipal, mas julgamos saber que a Escola de Recuperação do Património de Sintra está de parabéns. 

Devíamos estas palavras de gratidão.


Nota de interesse: Na foto de baixo, podemos ver as tílias que embelezavam o local. A primeira, foi agredida selvaticamente e morta por falte de água. 

Esperava-se a colocação de uma nova no mesmo local...mas "compensou": De onde foi retirada passou a existir mais espaço com mesas e cadeiras. É assim Sintra


Sem comentários: