segunda-feira, 12 de julho de 2021

SINTRA, SR.DR. BASÍLIO HORTA, CUIDE-SE DA IGNORÂNCIA

 Insulto ao 5 de Outubro


Na Sessão de Câmara de amanhã, Sua Excelência proporá (nº. 479-P/2021) que se chame de 5 de Outubro uma via entre a "Rua das Maçarocas" e a Rua do Vale.

Não sabemos se haverá cerimonia de pompa e circunstância, orquestra engalanada, digna do respeito pela grandeza republicana, pois tanto não conseguimos saber.

Foi pena Sua Excelência não ter cuidado em especificar se este 5 de Outubro é de 1143 (do Tratado de Zamora) ou de 1910 (ligado com a Implantação da República).

Todavia, para que não haja melindres e Sua Excelência não se sentir ofendido - facto que deploraríamos - devemos alertar para, eventualmente, ter sido enganado. 

Tal atribuição do topónimo Rua 5 de Outubro, só por engano, porque - em princípio - devemos considerar que quem gere o nosso território não será tão ignorante.

Creia Sua Excelência a nossa convicção de que, quem propôs tal toponímia a essa via, ignorará como se suporta uma Proposta destas e respeitar a História.

Receamos, até, que quem propôs o nome de 5 de Outubro para esta "via",  possa sugerir o nome de Basílio Horta para outra igual, o que seria de todo imerecido. 

Trata-se, quanto a nós, de um insulto à História de Portugal.

Onde é tão "honrosa" via?

O "largo" onde parece terminar

Parte da "via" em que um enorme buraco espera Sua Excelência

Pormenores da ignorância

Se Sua Excelência mandar investigar - desculpará a sugestão de um Inquérito (Não como o da majoração do IMI...) - ficará a conhecer o abandono do território.

Terá Sua Excelência a possibilidade de apreciar o abandono, a inércia, a falta de condições de vida tão oponíveis a anúncios sobre a "Reserva de Sintra".

A Proposta fala na "Rua das Maçarocas", via que Sua Excelência deverá confirmar se está registada na Toponímia Sintrenses como existente...

Tal via, pelos locais assim denominada numa AUGI a que ninguém liga, que envergonha Sua Excelência, é atualmente referenciada como das Necessidades...

Efetivamente, são reais as necessidades a que a União de Freguesias de Sintra e a Câmara não respondem e perpetuam nos incómodos que o inverno agravará.    

Permitimo-nos assinalar o troço a cor tijolo

Esta a verdade, incompatível com o que terão justificado junto de Sua Excelência, num aparente ilusionismo que qualquer esgoto não deixará de louvar.

Sendo fartos os exemplos de ignorância, a que a reserva de cargos não deixará de causar ansiedades, oxalá Sua Excelência cuide destes exemplos de ignorância.

Por último, face às múltiplas promoções de Sua Excelência no Facebook, confio que alguém de serviço lhe leve o teor destas preocupações, cuidando-se da ignorância.

Os Sintrenses exigem Autarcas e não de quem precise ser autarca.


Sem comentários: