quinta-feira, 27 de maio de 2021

BASÍLIO HORTA E O ESPINHO QUE É O PARQUE DA LIBERDADE

Vamos a factos...

19.05.2021 - Estado do edifício das instalações sanitárias (fechadas)

Há muitos, muitos anos que - sem êxito - nos dirigimos a Sua Excelência sobre o Parque da Liberdade e seu abandono (por favor clique para rever).

Ora, a menos que nos sejam prestadas informações falsas, a gestão do Parque da Liberdade insere-se numa das Áreas de que Sua Excelência é peloureiro directo.

Mesmo que o não fosse, qualquer pseudo-autarca minimamente interessado na defesa do prestígio de um local histórico, atuaria para limpar a sua imagem.

Os sintrenses que amam Sintra envergonham-se com isto. E Sua Excelência?

Problema será chamar-se "da Liberdade"?

19.05.2021 - Breve recolha de imagens. Esta Fonte e Poema são excepções no Parque

Até ao aparecimento de Basílio Horta, o Parque da Liberdade, com mais ou menos carências, era um espaço intrinsecamente ligado ao prestígio de Sintra.  

Basílio Horta abandonou-o, mas foi servido e branqueado com as emoções relatadas a propósito do Vale da Raposa e louvores de um videirinho presente.

Tais atitudes remetem-nos para uma foto que visionámos sobre Sua Excelência a tomar posse na Comissão Administrativa da União Nacional fascizante.

Ficamos amedrontados receando que exista um ódio tão forte à palavra "Liberdade" que, passados 47 anos, ainda incomodará ao ponto de não se fazer a conservação.

Diluiu-se o impacto de tal currículo com o facto de um partido democrático (que sem o 25 de Abril seria, certamente, perseguido por Sua Excelência) o ter recuperado.

Vendo Sua Excelência de cravo vermelho ao peito, logo imaginamos que o mesmo lhe pesará como chumbo, com reflexos no abandono do "Parque da Liberdade".

Sua Excelência, o político facebookiano, corajoso a classificar de "esgoto" as justas críticas que lhe são feitas, sobre o Parque da Liberdade ainda não o disse.

Voltemos ao Parque da Liberdade

Muitos sintrenses, amantes da nossa História, não se terão apercebido das vezes que Sua Excelência pediu a demissão de um Secretário de Estado (p.f.clique)

O pedido de demissão do Secretário de Estado do Tesouro suportava e disfarçava uma: ambição: - A "Parques de Sintra Monte da Lua vir rapidamente para a Câmara". 


As duas fotos são de 19.05.2021 - Espaços "disponíveis" para visitantes

Que perseguirá Sua Excelência com tão profunda ambição? Transformar a PSML de empresa prestigiada e zeladora do seu património num abandono camarário?

Ou a PSML servir de empurrão político para aparecer em saldos ou promoções de êxitos sem igual, mostrando-se poderoso enquanto oculta o que não fez em Sintra?

Esgotaram-se as desculpas esfarrapadas que sirvam de atenuantes para o abandono a que condenou o Parque da Liberdade, um espinho atravessado na sua gestão.

Vemos turistas nacionais e estrangeiros a caminhar pelo Parque da Liberdade, olhos surpresos pela degradação de um espaço impar, a vergonha invade-nos.

Sua Excelência como se sente? Sente-se bem? 

Que vergonha para os Sintrenses e para o País. 


Sem comentários: