quarta-feira, 19 de maio de 2021

SINTRA: LIMPEZA URBANA (MÁ) SÓ COMPETE À CÂMARA?

Um passeio para peões, das ervas...aos dejetos caninos (Rua do Centro Social)

 Resposta desviante 

Depois de, em 13 de Maio, termos abordado o tema da "Limpeza" urbana na União de Freguesias de Sintra (p. favor clique para rever), tivemos resposta a ...14.

A presidente da UF de Sintra, sobre varrimento e limpeza urbana, ajudou-nos a saber que tal função "não se encontra nas competências desta União de Freguesias".

Mais, acrescentou ter remetido a resolução para a CMS - Divisão de Intervenção do Espaço Público, numa inversão de poderes da proximidade para a centralidade. 

É motivo para se perguntar: - Se nem no campo da limpeza de ruas a UF de Sintra tem competência que mais andará à revelia da proximidade no Poder Local?

Tão desajustado desvio, forma hábil de não comprometimento com a triste realidade de um território vítima de grande abandono, é politicamente condenável. 

A Postura

O respeito pela higiene publica levou-nos a escrever à Ilustríssima presidente da União de Freguesias de Sintra, tratando-a pelo nome e considerando-a  Digníssima.

Da resposta, com destinatário inominado, constava apenas N/REF.627/1674-HR pelo que, ao princípio, receámos que tivesse sido dirigida a qualquer outra pessoa. 

Evidentemente que nos reservámos, vitimados e pequeninos fregueses, face à grandeza política e elevação na resolução precária de ervas e dejetos caninos.

Será na Câmara Municipal, não ao mesmo nível presidencial mas numa Divisão que abarcará 319 quilómetros quadrados, a solução do exposto que abaixo relatamos.

Esta a exemplar postura de quem está no Poder Local dito de Proximidade. 

É uma postura difícil de encontrar-se nos tempos que correm em que políticos se acolhem em partidos e não se ajustam aos superiores interesses dos munícipes. 

Bem haja a Ilustríssima presidente da União de Freguesias de Sintra por ter tido a visão tão alargada de colocar na CMS aquilo que os fregueses querem saber. 

A Matéria

Sucede que, diariamente, bem cedo, cumprindo as suas obrigações, Rua Humberto Delgado acima, seguindo-se a Rua do Forno, se limpam os passeios dessas vias.

Trata-se, como se podia dizer, da avenida central da Abrunheira, por onde se fazem quase todos os acessos, garantindo-se assim o brilharete da limpeza local. 

Tem sintomas de função diária, praticamente sem desvios, estranhando-se a recolha de pequenos lixos em ciclos de 24 horas, sem que outras ruas o mereçam.

Até os veículos de varrição mecânica - quando aparecem - parecem formatados para as mesmas vias, praticamente sem desvios para tantas outras ruas laterais. 

Não admirará que o lixo seja patente, que as ruas não sejam limpas, que os residentes tenham de, muitas vezes, ser eles a limpar passeios e bermas...

Junto à paragem de transportes públicos (Rua do Centro Social)

Numa perspetiva pragmática, somos levados a meditar na forma tão pouco perspicaz de sentir a vida coletiva, alijando em vez de superar as insuficiências. 

A matéria exposta, de lixo com que se convive, gerou uma riqueza apreciativa tão relevante que mostra como Sintra está sendo tratada e que vitima os fregueses.


Foi #este o caminho prometido...



Sem comentários: