sábado, 24 de abril de 2021

SINTRA: ABRUNHEIRA E OS AUTARCAS DE VISTAS CURTAS

Abrunheira, destruições que pagamos...

A Abrunheira, uma das zonas mais populacionais da União de Freguesias de Sintra continua a ser um território sem merecer a dedicação dos políticos eleitos.

Frequentemente, condutores menos cuidadosos ou com espírito de destruição, deitam abaixo os pilaretes colocados para proteção de passeios, deixando-os assim:


Dois poderão ter sido derrubados por algum dos veículos pesados que todo o dia entram e saem da Abrunheira, sem espaço de manobra e poucos cuidados.

Um, derrubado em plena passagem de peões, deve ter tido outras causas, nomeadamente para a abertura de mais um lugar de estacionamento. 

Hoje, ainda lá estão dormindo e a reparação, que terá custos que os cidadãos irão suportar, será feita sem que se pense na solução indispensável para o local.

Abrunheira, devassada... 

Devassada por veículos pesados que circulam nas suas ruas típicas de aldeia, não só compromete a segurança como o conforto dos seus moradores. 

(Junto ao entroncamento com a EN 249-2 (0u 249-4?)

Abrunheira, desrespeitada...

Acresce a anarquia frequente, de gente desrespeitosa que estaciona de qualquer forma e que dificulta o trânsito, causando ainda mais problemas à circulação.  

Um exemplo (foto de arquivo)

Abrunheira, abandonada...

Consideremos, ainda, que a zona da Abrunheira é onde se situa a maioria dos polos empresariais de Sintra, contribuindo generosamente para a economia. 

Então, a que se deve atribuir o quase abandono a que se assiste por parte das autoridades camarárias e da freguesia, sem as atenções exigíveis à boa gestão?

A escola há longos anos que requer condições de ensino e segurança ajustadas aos novos tempos, sem que surjam vislumbres de preocupações pelo Poder Local.

O Posto da GNR, publicitado em 2001 pelo partido no poder, depois mudou de local mas não passou de uma indigesta especialidade que os Abrunhenses comeram.

Os transportes públicos, que eram diretos para a Vila de Sintra, deixaram de o ser, dificultando ainda mais o acesso à assistência no Centro de Saúde.  

Sobre a entrada da Abrunheira há muitos anos que se reclama uma rotunda para facilitar entradas e saídas, além da circulação na Estrada Nacional ser facilitada.

Há dias, na Estrada de Mem Martins, num espaço com cerca de 24x24 metros, foi construída uma rotunda que facilitará a circulação entre a Estrada e vias laterais. 

Então na Abrunheira é que não é possível essa solução? Num espaço muito maior, com cerca de 25x45 metros? 

Ou será que alguém exerce pressões para que tal solução não seja tomada?

Fica mais uma vez o registo do abandono que se vê um pouco por todo o lado e que exige atenção por parte dos Autarcas para defesa do bem estar das populações. 

Aguardemos...

  

Nota: Com tantas pessoas que andam sempre por ali, não haverá quem anote a matrícula dos causadores do dano e informe a União de Freguesias?  Seria uma prova de cidadania. 




  


2 comentários:

Francisco Baudouin disse...

Querem, melhor prova de cidadania, o fato de existirem muitos funcionários das autarquias, que sabem da existência destas ocorrências, mas fazem de orelhas moucas!
E para mais, o povo elegeu os autarcas para quê?
Para serem depois os cidadãos a fazerem de polícias, e sofrerem na pele as represálias, por causa das denuncias?
Falar é fácil, agir, é que é mais difícil ….

Fernando Castelo disse...

Estimado Francisco Baudouin,

Muito grato pela Sua Visita e Comentário.

A Abrunheira serve, essencialmente, para cá virem buscar bom dinheiro.

A entrada da Abrunheira assume proporções de escândalo pelas irregularidades no transito que se vêm e a que ninguém liga.

Há autoridades que passam e olham para o outro lado...outras até param só para tomar qualquer coisa...

E mais não digo...

Um abraço