sábado, 13 de abril de 2019

SINTRA: OUTRA TRISTE EFEMÉRIDE...MAJORAÇÃO DO IMI

Certamente motivado e grato pela anulação da majoração, o proprietário deixa estar 

Hoje passam dois anos sobre outra decisão política de Sua Excelência, relacionada com a Majoração do IMI e que seria anulada (p.f.clique para rever). 



A peça da jornalista Joana Carvalho Reis é digna de constar num Museu, pela excelente qualidade da matéria transmitida...e...como foi a saída do político.

Pode dizer-se que deliciosa foi aquela frase "Vamos levantar um inquérito interno para saber e para explicar quais as razões que levaram a este tipo de erros (...)".

Como se Sua Excelência não tivesse estado na decisão e outros o tenham levado ao engano...que prontamente anulou...garantindo um inquérito...às causas... 

Afinal, o que levou à tremenda contestação, levando a que a habilidade política recorresse a uma saída airosa que lançasse dúvidas sobre terceiros?

Vejamos a página 220 da Acta da Sessão de Câmara de 27 de Setembro de 2016.

Os casos de "Majoração do IMI" subiram de 170 imóveis degradados em 2014 para 8.300 em 2016, tendo sido identificados 860 proprietários em 2015. 

Na discussão, o Vereador Marco Almeida alertou para a desconformidade: 



Sua Excelência - sem gratidão pela ajuda e pouco prudente - entrou na anterior Gestão, dizendo: "Nessa altura não funcionava isso nem o resto. Agora funciona".

Foi mais um dito infeliz e o Vereador Marco Almeida lembrou os funcionários da Câmara "que se empenham diariamente" "na realização das tarefas municipais (...)":   


Então o inquérito? 

Ao longo destes dois anos, diversas vezes abordámos a promessa do "inquérito" e se foi feito ou não, desejosos de saber dos resultados caso tenha sido feito...

Mas que inquérito? Se foi Sua Excelência o dinamizador do sucedido? 

Realmente, passados dois anos alguém saberá do inquérito? Ou está por realizar...

Sintra poderá viver nisto? Poderão os sintrenses viver no diz-se agora e deixa passar o tempo? Que prática política é esta de ditos que se tornam em desditos

A quanto ascenderam os danos financeiros?

A anulação da majoração do IMI que incluiria injustamente pequenos proprietários (habitações) acabou por beneficiar os donos de grandes áreas abandonadas.

Publicamente - num município onde se fala em transparência - até hoje não se soube a quanto ascendeu o total das majorações anuladas ou...

Qual o montante daquelas que - muito justamente - deveriam ter sido cobradas face ao abandono em que se encontram os imóveis de que são propriedade.

Certamente entre os "perdoados" contam-se alguns de que damos dois exemplos: 



 O estado em que hoje se encontra um antigo estúdio da TV

Evidentemente que estes proprietários deveriam ter sido agravados e tomadas medidas camarárias em caso de incumprimento...o que seria bem compreendido. 

Infelizmente, tudo indica, a actuação funcionou a favor dos mais poderosos...


Hoje passam dois anos sobre um curioso episódio que, a ter sido devidamente ponderado na decisão, não justificaria a saída expedita de 13 de Abril.

Nem se anulariam fundos municipais a que o Município tinha direito.

Uma triste efeméride...


Sem comentários: